Na realidade, o 1º Baile Oficial de Carnaval da Nazaré realizou-se no dia 1 de janeiro e foi marcado pela estreia vibrante da Marcha da Festa, dando o pontapé inicial à magia carnavalesca.
Sob o tema “Tá enjoade c’má pardela”, expressão local que enriquece o espírito único desta celebração, o carnaval da Nazaré tem uma agenda repleta de bailes, desfiles e marchas. A festa, organizada pela Câmara Municipal, coletividades e privados, destaca-se pela capacidade de mobilizar a comunidade, preservando tradições e reafirmando a identidade local.
Os preparativos decorrem a todo o vapor. As marchas ensaiam-se e os grupos cuidam dos últimos detalhes dos trajes, numa verdadeira corrida contra o tempo para materializar os modelos criativos idealizados. Nas costureiras, a azáfama é constante, garantindo que tudo estará pronto para o grande evento.
No dia 1 de fevereiro, pelas 15h30, no Centro Cultural da Nazaré, tem lugar a abertura da exposição de carnaval. Haverá a passagem de testemunho dos reis, animação com o grupo “Brincadeiras de Carnaval” e baile com o grupo 25ª Hora.
No dia 3 de fevereiro é altura do São Brás, com festa desde o início da manhã.
Ao longo dos dias seguintes há diversas atividades. O realce vai para o Sábado Magro no dia 22 de fevereiro, o baile de rua com Vitor Maurício e Nuno Abelha na Praça Sousa Oliveira no dia 23, pelas 15h00, e o Carnaval da Criança no dia 28 (10h00 – Valado dos Frades; 14h30 – Famalicão; 15h00 – Nazaré).
Em março, no dia 1, pelas 22h30, há desfile noturno na Marginal da Nazaré, no dia 2, pelas 11h00, acontecerá a receção aos reis no Paço Real, no Sítio, seguindo-se pelas 15h00 o desfile na Marginal, tal como no dia 4 à mesma hora.
No dia 5, pelas 17h00, terá lugar o enterro do Santo Entrudo, com percurso entre o Centro Cultural da Nazaré, a Marginal e o areal.