O evento vai reunir especialistas de renome nacional e internacional para debater os problemas socioambientais, e de ordenamento do território e as identidades locais.
O país, mas também a região e o concelho veem-se ultimamente confrontados com novos reptos, como as alterações climáticas e os eventos extremos, com maior incidência e frequência, e igualmente, questões territoriais e relativas à fixação de população, à criação de emprego, ao desenvolvimento sustentável da economia local, à promoção da qualidade de vida e do bem-estar.
Esta conferência surge como uma oportunidade para refletir sobre três eixos estruturantes e complementares: os desafios socioambientais contemporâneos, em decorrência de desafios globais; o ordenamento do território e as políticas de sustentabilidade; as identidades cinzeladas por múltiplas influências ao longo do tempo, e as relações com o território, natureza e a paisagem.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas, o evento será um espaço dedicado ao debate e reflexão entre passado, presente e futuro no caminho da sustentabilidade.
As inscrições para participar no evento são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efetuadas até ao 17 de março no site do Município.