emissão em direto

Número de utentes à espera de cirurgia diminuiu 14,5% no ano passado

O número de utentes em lista de espera para realizar cirurgias diminuiu 14,5% em 2024 nos hospitais da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), resultado do crescimento de 15,2% nos atos cirúrgicos efetuados no ano passado.

Em 2024 foram realizadas 11.905 cirurgias nos hospitais da ULSO – mais de 990 cirurgias por mês, um aumento acumulado de mais 1.567 cirurgias face ao ano anterior.

No balanço do primeiro ano de atividade da ULSO, que iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço, a administração realça que as áreas cirúrgicas que registaram maiores aumentos homólogos absolutos foram a Oftalmologia (mais 864 atos cirúrgicos que no ano transato), Cirurgia Geral (mais 777 cirurgias realizadas do que em 2023) e Ortopedia (com um balanço de mais 607 cirurgias comparativamente ao ano anterior).

Ainda no âmbito dos cuidados de saúde hospitalares, as “consultas externas” tiveram uma estabilização em 2024, depois da intensa recuperação da atividade assistencial pós-pandemia durante o ano de 2022. Foram realizadas, no total, um acumulado de 165.951 consultas em 2024 nos três hospitais da ULSO (menos 262 do que no ano anterior).

Por outro lado, houve um crescimento acima dos 16% nas sessões de “Hospital de Dia”. Foram realizadas, no acumulado de 2024, um total de 20.394 sessões, um aumento de 2.860 sessões comparativamente a 2023.

Os seis serviços de urgência da ULSO (duas Urgências Gerais, duas Urgências Pediátricas, uma urgência de Ginecologia-Obstetrícia e uma Urgência Básica – Peniche) realizaram, em média, 484 atendimentos por dia, correspondente a um total anual de 176.805 episódios de urgência. Foram mais 7.195 do que em 2023, equivalente a um crescimento da procura de 4,2%.

Destes atendimentos, uma média de 46,2% revelaram-se após a triagem pouco urgentes/não urgentes (“pulseiras” verdes, azuis e brancas). Nas Urgências Gerais (adultos), estes casos valem menos de 30%, em média, mas, nas Urgências Pediátricas, tiveram um peso de mais de dois terços de todos os atendimentos realizados em 2024.

Os partos realizados na Maternidade da ULSO, localizada na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, tiveram um crescimento de mais de 75%, comparado com um ano no qual a instituição operou apenas seis meses e meio devido às obras no serviço. Efetivamente, nesse ano, realizaram-se quatro empreitadas de reabilitação das instalações, orçadas em mais de 1,3 milhões de euros.

“O ano de 2024 marca a maior reestruturação do Serviço Nacional de Saúde, com a integração dos cuidados de saúde primários com os cuidados de saúde hospitalares, sob uma única gestão. No que diz respeito à resposta dos cuidados de saúde primários foi possível, em 2024, realizar cerca de 590 mil consultas médicas e mais de 308 mil consultas de enfermagem – estas últimas com um assinalável crescimento de 3,9%”, vinca a ULSO.

Em relação à prestação de cuidados de saúde personalizados, com maior proximidade e humanização, a concretização deste desígnio encontra-se plasmado nos cerca de 39.500 serviços domiciliários prestados aos utentes, pelos cuidados de saúde primários e pelos cuidados hospitalares – o que representa um aumento de 8,3%, traduzidos em mais 3.000 atendimentos face a 2023.

“O balanço é muito positivo: aumentámos o número de cirurgias, reduzimos significativamente as listas de espera e reforçámos a atividade realizada pela instituição”, manifestou Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração da ULSO.

Últimas Notícias

Equipa de triatlo de Peniche no Nacional de Duatlo Cross

A equipa de triatlo de Peniche, Quitério Tripeniche, participou no dia 2 de fevereiro na primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes em Duatlo Cross. A prova disputou-se no Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes, e homenageou o atleta João Campos, figura de referência no desporto nacional.

Mariia Nozdrachova vice-campeã do Masters Absoluto

A jovem atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy, com apenas 15 anos, sagrou-se vice-campeã do Masters Absoluto da Federação Portuguesa de Ténis, cedendo apenas na final perante a tri-campeã da prova, Angelina Voloshchuk (Ahead CT), por 0/6 e 2/6.

Centro de Cultura Espírita celebrou 22 anos de atividade

O Centro de Cultura Espírita, de Caldas da Rainha, completou no mês de janeiro 22 anos de atividade contínua e aproveitando o ensejo desta comemoração, a associação de índole cultural, sem fins lucrativos, convidou cinco palestrantes para as suas palestras semanais, à sexta-feira.