O documento agora assinado pelos oito presidentes de Câmara visa estabelecer os termos de cooperação dos municípios. Foi ainda assinada uma Carta de Compromisso para a Defesa do Património Geológico que pretende formalizar o empenho das autarquias ao nível da geoconservação e preservação do património geológico integrado do Geoparque Oeste.
Para João Serra, representante do município da Lourinhã na presidência da direção da AGEO – Associação Geoparque Oeste, “este momento é crucial para o processo de alargamento do território do Geoparque Oeste, mas também para a implementação de uma estratégia cada vez mais integradora na região Oeste, já que dos doze municípios, oito já integram a AGEO”.
Nas próximas semanas os municípios de Alenquer e Óbidos irão ter nos seus territórios sessões públicas de apresentação do Geoparque Oeste, com o objetivo de dar a conhecer a proposta de desenvolvimento territorial a que se pretendem associar, mas também sensibilizar empresas, associações e comunidades locais em geral para a temática dos Geoparques Mundiais da UNESCO.