Sublinhou que “tudo o que seja promover o desporto é bom para o país”, considerando os benefícios que traz tanto à saúde e ao bem-estar, quanto à integração social e à coesão nacional.
Com o intuito de fomentar o desporto e a atividade física, o ministro fez referência a um novo plano de desenvolvimento desportivo que está em preparação. “O Governo vai investir 65 milhões de euros adicionais no desporto no período 2024-2028”, anunciou.
“Este é um programa inédito, único, um recorde olímpico no ponto de vista do investimento no desporto”, disse Pedro Duarte, vincando que estes 65 milhões de euros são um “valor adicional” à verba para o setor, ressaltando que a estratégia visa garantir resultados a longo prazo, como já foi alcançado por outros países, como Espanha.
O ministro afirmou que, no curto prazo, já estão sendo implementadas medidas significativas. “O orçamento para o desporto cresceu 46% entre 2024 e 2025, refletindo o maior investimento da história do país na área”, indicou..
“Este valor será destinado à requalificação de centros de alto rendimento e à construção de novas infraestruturas desportivas. Além disso, parte dos recursos será direcionada para o apoio a atletas, incluindo a criação de uma linha de apoio às “carreiras duais”, que permitirá a jovens atletas conciliar a prática desportiva com os estudos, uma medida que visa apoiar atletas em fase de formação, mas que muitas vezes se veem forçados a abandonar a educação para se dedicarem exclusivamente ao desporto.
O membro do governo também mencionou a importância de se aproximar das “boas práticas europeias”, promover a igualdade de género no desporto e combater o excesso de peso e a obesidade, como parte dos objetivos estratégicos para o setor.