Este reconhecimento reflete, segundo o diretor, o compromisso do agrupamento com a inovação pedagógica e a promoção do brincar como ferramenta essencial no processo educativo.
A Escola Básica (EB) de Óbidos foi a destinatária de uma mesa Lego, concebida para enriquecer as atividades pedagógicas e interativas. Esta mesa é um dos elementos do prémio, que inclui também um valor de cinco mil euros conquistado pelo AEJO e pelo Município de Óbidos, através da implementação do projeto “MyMachine”.
O “MyMachine” é um projeto internacional que promove a criatividade e a inovação na educação. Além de incentivar o desenvolvimento de competências científicas e tecnológicas, o projeto permite a colaboração entre crianças do pré-escolar, alunos do 1.º ciclo, estudantes do ensino profissional e universitário, empresas e outras entidades. O objetivo é transformar ideias de máquinas em realidade, permitindo que os alunos identifiquem problemas ou necessidades no seu território e proponham soluções inovadoras.
A aplicação desta metodologia nas escolas do AEJO foi fundamental para garantir a distinção no concurso. O trabalho colaborativo entre diferentes níveis de ensino e sectores consolidou a posição do agrupamento como um modelo de inovação educativa.
A visita de Inês Oom ao AEJO foi marcada por momentos de partilha e convívio com os alunos, que receberam com entusiasmo a mesa Lego e os recursos associados ao prémio. Este gesto simboliza o compromisso da Fundação Santander em transformar a educação através de iniciativas inovadoras.
Para além do projeto “MyMachine”, o AEJO destaca-se por outras iniciativas inovadoras, como o “Josefa Bike”, que promove a mobilidade sustentável, incentivando os alunos a deslocarem-se para a escola de bicicleta, e a certificação como “Escola Mobilityhub”, que reforça o compromisso com soluções ecológicas e sustentáveis. Outro exemplo é o investimento em projetos de ciências experimentais, que visam desenvolver o pensamento crítico e estimular o interesse pelas áreas tecnológicas e científicas.
O agrupamento planeia concorrer novamente ao prémio, apresentando novos projetos e dinâmicas que continuem a destacar o brincar como um elemento essencial no desenvolvimento de competências e no fortalecimento da comunidade educativa.
Para a AEJO, este prémio “é um incentivo para continuar a trilhar o caminho da criatividade, colaboração e inovação pedagógica”, à Fundação Santander pelo reconhecimento e pela confiança no trabalho realizado, e aos alunos, professores, parceiros e à comunidade educativa que tornaram possível esta conquista.