emissão em direto

Óbidos celebra fevereiro como Mês dos Afetos

Óbidos celebra, de 5 a 28 de fevereiro, o Mês dos Afetos, no âmbito da iniciativa "Cidade dos Afetos". Esta ação visa promover atividades de caráter afetivo para toda a comunidade, contribuindo para o bem-estar e para estilos de vida saudáveis, fundamentais para a felicidade de todos.

Ao longo do mês, haverá uma programação diversificada para toda a família. Esta celebração já se tornou uma tradição desde maio de 2019, data em que a Câmara Municipal de Óbidos aderiu à “Cidade dos Afetos”.

A iniciativa arrancou no dia 5 de fevereiro, com o Atelier de Gastronomia Júnior – Receitas do Afeto, que teve lugar nos Complexos Escolares. A atividade será repetida nos dias 19 e 26.

A equipa de nutrição do Município de Óbidos preparou as receitas dos Afetos, que serão confecionadas na Sala Incluir pela Arte, localizada no Complexo Desportivo Municipal. A iniciativa teve início no dia 6 e será repetida no dia 20.

No dia 14 de fevereiro, os refeitórios escolares terão uma ementa temática especial dedicada ao Dia dos Namorados.

No dia 22, decorrerá a oficina de barro “Constrói os Teus Afetos”, na Sala Incluir pela Arte, destinada a pais e filhos dos 6 aos 12 anos. Esta atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do e-mail joana.conceicao@cm-obidos.pt. Horários das oficinas: 14h00-14h45 e 15h00-15h45.

No âmbito do Grupo Polvinhos do Afeto, um programa destinado a munícipes de Óbidos em risco de isolamento social, sem ocupação ou que simplesmente queiram aprender a tricotar, será realizada uma visita a Campo Maior no dia 26.

A Caminhada com o Amigo Especial, sob o tema “Afetos”, terá lugar no dia 27 de fevereiro.

Já no dia 28, pelas 11 horas, será inaugurado o Painel dos Afetos no Complexo Desportivo Municipal. Nesta data, comemora-se também o Dia Mundial das Doenças Raras.

Durante todo o mês, estará em exibição permanente a Árvore dos Afetos, nas Piscinas Municipais, assim como diversas atividades sob o mote “Afetos: Nós e os Outros”, dirigidas aos utentes da Sala Incluir pela Arte.

A Cidade dos Afetos é um movimento que mobiliza toda a comunidade no desenvolvimento de iniciativas que integram a componente afetiva, promovendo o bem-estar e estilos de vida saudáveis.

Criado em 2014, este movimento tem como fundadores os coordenadores das Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio e Zé Povinho, juntamente com os presidentes das Câmaras Municipais do Barreiro e das Caldas da Rainha.

O Município de Óbidos aderiu ao “Movimento Cidade dos Afetos” a 24 de maio de 2019 e, desde então, dinamiza regularmente iniciativas que valorizam e estimulam a componente afetiva.

Últimas Notícias

Mais de cinco milhões de euros para reduzir pegada energética e carbónica nos hospitais do Oeste

Os três hospitais da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras vão executar, até ao final deste ano, um investimento superior a 5,1 milhões de euros em projetos de reconversão e eficiência energética. Como resultado é esperada uma diminuição média anual de mais de 920 toneladas de gases de efeito de estufa, o equivalente às emissões de cerca de 200 carros durante um ano.

Ministro destaca importância do desporto e atividade física

Na sessão de homenagem ao ciclista João Almeida em A-dos-Francos, o ministro responsável pela tutela do Desporto, Pedro Duarte, fez um apelo à promoção do desporto e da atividade física em Portugal. O governante destacou que, embora o país tenha uma cultura de apreciação pelo desporto, ainda existem “algumas debilidades”, especialmente no que se refere à prática regular de atividade física pela maioria da população.

Agrupamento Raul Proença participa nos “Encontros no Palácio de Belém”

No dia 28 de janeiro, o Agrupamento de Escolas Raul Proença, das Caldas da Rainha, participou no programa “Encontros no Palácio de Belém”. O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez uma intervenção destacando a importância do patrono Raul Proença.