Gerónimo Vallejos, 20 anos, natural da Argentina e a residir na Lourinhã, aluno do Curso de Gestão e Restauração e Bebidas, conquistou o 1.º lugar na prova “Barista”. Rita Camacho, 23 anos, licenciada em História da Arte, natural de Benavente e a residir em Caldas da Rainha, aluna do Curso de Gestão de Turismo, conquistou o 1.º lugar na prova de “Turismo”, e Salvador Cardoso, 17 anos, a residir em Peniche, aluno do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, 11.º ano, ficou em 2.º lugar na prova Decathlon.
Os alunos vencedores de cada categoria vão ter a responsabilidade de representar Portugal nas Competições Europeias da AEHT – Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, no mês de novembro, na cidade de Vasteras (Suécia), e também na Conferência Anual da EURHODIP (associação internacional para a formação e educação em turismo e hotelaria), na cidade de Llandudno (País de Gales).
O Concurso Nacional Inter-Escolas é organizado há vinte anos pelo Turismo de Portugal com o grande objetivo de valorizar e homenagear a Economia do Turismo, suas profissões, promoção e divulgação do talento e criatividade dos seus alunos e profissionais. Todos os anos juntam-se cerca de 150 alunos, de norte a sul de Portugal, das doze Escolas do Turismo de Portugal para competir em treze especialidades diferentes. Este ano a competição teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e foi mais uma oportunidade para os alunos evidenciarem as suas aprendizagens e conhecimentos, competirem e partilharem uns com os outros, realizarem vários momentos de socialização, networking e diversão.
O diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel Pinto, agradeceu a todos os alunos e professores pela “motivação, capacidade de trabalho, dedicação, rigor, inovação e criatividade”, realçando que “o mais importante é participar sempre com alegria, energia positiva e disponibilidade para aprender e crescer em equipa, mas também, claro, disputar o melhor resultado possível e conquistar o pódio”.
Daniel Pinto disse ainda que “este ano tivemos a nossa segunda melhor participação no âmbito dos Concursos Inter-Escolas” lembrando também que “no ano 2014, há precisamente 11 anos, registámos a melhor participação de sempre no que toca a resultados (medalhas) no Concurso Nacional Inter-Escolas. “Ângela Rolo foi ouro na competição “Bar”, Mónica Santos conquistou ouro na competição “Barista” e Sofia Fialho também ganhou ouro na competição “Turismo”. Tivemos ao longo destes vinte anos bons resultados e várias medalhas, sendo de destacar ouro em Pastelaria (2015 e 2021), ouro em Turismo (2018, 2019, 2024) e várias medalhas de prata e bronze”, referiu.