Com curadoria de Nelson Mateus, a mostra, integrada no Festival Latitudes – Literatura e Viajantes – e que trará Ruy de Carvalho a Óbidos, no dia 18 de fevereiro, para a sua inauguração oficial – é composta por fotografias de família e de trabalho que fazem parte do arquivo e das memórias do ator, e recordam “inúmeros atores e atrizes que, desta forma, também são homenageados”, refere o curador.
Em novembro de 2024, Ruy de Carvalho assinalou 82 anos dedicados aos palcos. Com um longo e premiado percurso, estreou-se no teatro, em 1942, com a peça “Jogo para o Natal de Cristo”, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho), tendo a sua estreia profissional acontecido no Teatro Nacional D. Maria II, em 1947, onde integrou o elenco residente de 1978 a 2000.
A preto e branco ou a cores, a mostra “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” percorre “inúmeros momentos, cenas e contracenas, perpetuando a memória de todos os que ali estão, em várias salas de espetáculos”. “De Eunice Muñoz, a Lourdes Norberto, passando por Carmen Dolores ou Diogo Infante. Há peças memoráveis, duplas que ficaram para a história e todos ali têm lugar”, salienta Nelson Mateus.