emissão em direto

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a “CHITA” entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo “Passe M”, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e que é alargada aos transportes urbanos em todos os […]

Em 2025, a “CHITA” entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça.

A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo “Passe M”, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e que é alargada aos transportes urbanos em todos os 12 concelhos da região Oeste, a partir de 1 de março.

Para obter o “Passe M” deverá dirigir-se a qualquer balcão físico da Rodoviária do Oeste. Caso não pretenda aderir ao Passe M, cada bilhete de bordo da “CHITA” terá um custo 1.20€.

Este passe também promove a modalidade alargada a Lisboa, pelo custo mensal de 40 euros, uma redução para metade do preço anteriormente praticado pela OesteCIM.

“O alargamento do “CHITA” já vinha sendo trabalhado pela Câmara Municipal com as Juntas de Freguesia limítrofes, de modo a desenhar percursos adequados às necessidades das povoações abrangidas. Estou certo de que conseguimos uma solução do agrado de todos e que responderá certamente às necessidades dos fregueses / munícipes. Por seu turno, a integração do CHITA no Passe M inscreve-se na estratégia de mobilidade sustentável que está a ser implementada pela OesteCIM. A adesão do Passe M, sem custos para os utentes, garante a livre circulação nos 12 concelhos-membros da comunidade. Este Passe tem também a modalidade alargada a Lisboa, pelo custo mensal de 40 euros, uma redução para metade do preço anteriormente praticado pela OesteCIM. Estamos a dar passos concretos para uma profunda transformação do Oeste, materializada nos valores da mobilidade sustentável”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Lançado em 2014, o Serviços de Transportes Urbanos de Alcobaça “CHITA” nasceu com o objetivo de ter uma sede concelho com um serviço de mobilidade mais acessível.

Alcobaça tornou-se, em 2019, a primeira cidade do país com transportes urbanos gratuitos, proporcionando a todos os residentes e visitantes um meio de deslocação seguro, inclusivo, gratuito e viável. Posteriormente, em 2022, a “CHITA” tornou-se mais sustentável com a introdução de um autocarro 100% elétrico, portanto, mais amigo do ambiente.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.