emissão em direto

Apresentadas comemorações dos 30 anos de alternativa do cavaleiro caldense Marco José

Realizou-se na passada quinta-feira, na Sociedade de Geografia de Lisboa, a apresentação das comemorações dos 30 anos de alternativa do cavaleiro tauromáquico caldense Marco José e simultaneamente dos atos que ao longo do ano se realizarão, nesta que será a sua última temporada taurina.

A comissão de honra fez-se representar pelos presidentes das Câmaras das Caldas da Rainha e da Batalha, respetivamente Vítor Marques e Raul Castro, por Martim Marques da Costa, representante do Real Circolo, por Vítor Escudero, anfitrião, por Joaquim Grave e todo o universo tauromáquico português, Bernardo Mendia, secretário-geral da Protoiro, Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, Francisco Macedo, da Associação Nacional de Grupos de Forcados, João Santos Andrade, presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Duarte Manuel, cabo dos Forcados Amadores das Caldas da Rainha, João Valério, representante da Associação de Criadores do Puro Sangue Lusitano do Oeste, Marco Gomes, do Museu Ouro e Prata, João Guerra, Rui Bento, seu filho Rui Cordeiro, familiares do cavaleiro e um número alargado de amigos de longa vida de Marco José.

No decorrer da sessão foram apresentados três vídeos, enviados por Pablo Hermoso de Mendoza, Diego Ventura e Enrique Fraga, que desta forma se associaram ao início das comemorações.

“Onde quer que eu esteja, fazendo o que eu faça, sempre direi com orgulho, que fui, sou e serei eternamente toureiro”. Foi com esta mensagem que Marco José encerrou a cerimónia de apresentação das comemorações.

Os atos integrados nas comemorações dos 30 anos de alternativa passam pela inauguração da exposição “José Tanganho – 100 anos da vitória na volta a Portugal a cavalo”, no Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha, no Oeste Lusitano, em maio deste ano, a  corrida de toiros na Benedita a 22 de junho e corrida de toiros nas Caldas da Rainha no dia 26 de julho, constituindo a despedida na sua terra natal.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.