emissão em direto

Alunos da Escola São Martinho do Porto desenvolveram atividades com seniores

No dia dos namorados, 14 de fevereiro, quinze seniores da Fundação Manuel Francisco Clérigo deslocaram-se à Escola Básica e Secundária São Martinho do Porto, onde interagiram e realizaram várias atividades com os alunos e professores. A iniciativa decorreu no âmbito da Semana dos Afetos, que foi comemorada na semana de 10 a 14 de fevereiro. O mote deste ano foi “Vamos abraçar os avós” e, por isso, a escola convidou cinco instituições, uma por cada dia da semana, para irem à escola.

Os alunos foram os dinamizadores das atividades propostas e fizeram o acolhimento dos avós e acompanhantes que visitaram o estabelecimento de ensino.

Passaram pela escola 72 seniores, acompanhados pelos colaboradores das instituições.

Assim, no período da manhã, os utentes das instituições estiveram com estudantes e docentes e realizaram algumas atividades no polivalente.

De acordo com a professora Sofia Costa, coordenadora do projeto EPS – Escola Promotora de Saúde, “tentámos envolver todas as turmas do 5º ao 10º ano, algumas de forma mais direta e outras de forma mais indireta, mas todas passaram pelo polivalente”.

Durante o evento, foram dinamizadas atividades como jogos, dança, leitura e escrita, incluindo adivinhação de provérbios. O objetivo era garantir que todos os alunos participassem de alguma forma.

As crianças das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto também trabalham o tema dos afetos, no âmbito da iniciativa “Vamos abraçar os avós”.

“A intenção foi envolver a comunidade escolar e promover um intercâmbio com os utentes, já que alguns deles não têm contato com os mais jovens”, explicou a professora Sofia Costa.

“O que nos surpreendeu foi que alguns idosos não queriam ir embora e demonstraram interesse em continuar a participar nas atividades”, adiantou a docente.

Os seniores almoçaram na escola e alguns estudantes ajudaram a preparar e a levar os tabuleiros até às mesas. “Fiquei muito impressionada com os cuidados que os jovens tiveram com os idosos, inclusive ajudando-os a ir à casa de banho. Foi uma experiência, sem dúvida, marcante, tanto para os estudantes quanto para os idosos”, salientou.

“A presença dos seniores foi muito apreciada pelos jovens, que se sentiram inspirados pelos relatos e experiências dos mais velhos. Muitos alunos expressaram que as atividades lhes trouxeram boas lembranças dos seus próprios avós, o que criou um ambiente ainda mais caloroso e afetivo. A interação foi positiva e estimulante, reforçando o vínculo entre as gerações”, concluiu Sofia Costa, que é professora de Biologia e Geologia.

Maria Luísa Freitas, utente da Fundação Manuel Francisco Clérigo, afirmou ao JORNAL DAS CALDAS que adorou visitar a escola e se divertiu bastante, completando os provérbios. “Também me leram um livro”, contou. Sobre a interação com os alunos, destacou a menina que esteve “comigo, que é natural de São Tomé, é um doce”. “Eu não queria vir, mas gostei muito”, salientou.

Carina Ventura, aluna do 8º ano, também gostou bastante da interação com os idosos, considerando que a experiência ajudou a desenvolver as capacidades dos seniores. “Gostei muito da experiência e, como faço parte do quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto, acho importante esta iniciativa. Permite perceber a importância do trabalho em equipa, já que os bombeiros também transportam e prestam apoio aos idosos”, explicou.

Francisco Rodrigues, aluno do 8º ano, também gostou muito da atividade, pois tem um carinho especial pelos mais velhos, que lhe recordam os avós. “Joguei Bingo com eles, foi muito divertido. Às vezes, os idosos estão tristes e precisam de se animar, e aqui estavam todos alegres”, disse.

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, o Centro Social da Freguesia de Famalicão, a Casa da Família do Acipreste, o Centro Cénico da Cela e a Fundação Manuel Francisco Clérigo participaram no evento.

A organização da Semana dos Afetos contou com a colaboração das professoras Carla Crisóstomo (físico-química) e Gertrudes Cavaleiro (Educação Visual), entre outras estruturas da escola que ajudaram.

 

Últimas Notícias

Despacho sobre classificação de Duna de Salir do Porto motiva críticas

O secretário de apoio à vereação da Câmara das Caldas da Rainha, António Vidigal, reagiu à notícia da publicação do despacho da ministra do Ambiente e Energia, sobre a classificação da Duna de Salir do Porto como área protegida, com uma publicação pública, no seu perfil pessoal de Facebook, com críticas à forma de proceder da governante.

Hóquei Clube das Caldas empata

Os Escolares (sub-11) do Hóquei Clube das Caldas empataram na 10ª jornada da Taça Regional de hóquei em patins da Associação de Patinagem de Leiria e da Associação de Patinagem de Ribatejo, realizada no passado dia 16.

Alexandre Neto “À Sombra do Património”

A Galeria de Exposições do Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, vai acolher uma retrospetiva do trabalho de Design de Iluminação Arquitetural do arquiteto caldense Alexandre Neto, concretizado nos últimos quinze anos, enquanto membro do coletivo Visual Stimuli.