emissão em direto

Projeto com morangos caldenses venceu Prémio Nacional de Agricultura

A Frutas Classe S.A., empresa do comércio de frutas no Lugar do Bouro, em Salir do Porto, no concelho das Caldas da Rainha, venceu a 13.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, na Categoria Inovação de Processo.

Entre as 579 candidaturas ao Prémio Nacional de Agricultura, a Frutas Classe S.A. destacou-se com um projeto desenvolvido no âmbito do PPS14 – Rastreabilidade Digital Farm2Fork – que visa desenvolver produtos alimentares e embalagens mais sustentáveis, rastreáveis desde o processo de produção até ao consumidor final.

O PPS14 vem reforçar a importância da introdução de ferramentas digitais inovadoras no setor agroalimentar e da comunicação transparente ao consumidor final, apenas possível pela integração de tecnologias digitais inovadoras e disruptivas, como a Blockchain e a Inteligência Artificial.

O projeto “Morango 4.0” da Frutas Classe, além da rastreabilidade digital Blockchain aplicada ao ciclo de vida do morango (produção, acondicionamento, embalamento e expedição), contempla uma ficha técnica digital do produto, acessível através da etiqueta inteligente, assim como o “Génio da Embalagem”, um novo assistente virtual com base em inteligência artificial, que permite responder a qualquer questão que consumidor coloque sobre um determinado lote de produto, garantindo uma comunicação direta e transparente entre o produtor e o consumidor final.

A empresa caldense contou com a parceria tecnológica junto do setor agro-alimentar da Bitcliq Technologies, outra empresa das Caldas da Rainha.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 12 de fevereiro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Na edição de 2024, a iniciativa promovida pelo BPI e a Medialivre, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC, destacou os pilares da sustentabilidade e da inovação.

Últimas Notícias

Despacho sobre classificação de Duna de Salir do Porto motiva críticas

O secretário de apoio à vereação da Câmara das Caldas da Rainha, António Vidigal, reagiu à notícia da publicação do despacho da ministra do Ambiente e Energia, sobre a classificação da Duna de Salir do Porto como área protegida, com uma publicação pública, no seu perfil pessoal de Facebook, com críticas à forma de proceder da governante.

Hóquei Clube das Caldas empata

Os Escolares (sub-11) do Hóquei Clube das Caldas empataram na 10ª jornada da Taça Regional de hóquei em patins da Associação de Patinagem de Leiria e da Associação de Patinagem de Ribatejo, realizada no passado dia 16.

Alexandre Neto “À Sombra do Património”

A Galeria de Exposições do Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, vai acolher uma retrospetiva do trabalho de Design de Iluminação Arquitetural do arquiteto caldense Alexandre Neto, concretizado nos últimos quinze anos, enquanto membro do coletivo Visual Stimuli.