O intercâmbio incluiu uma vasta programação de atividades e visitas, tal como os Paços do Concelho, o Centro de Artes, o Museu da Cerâmica, a Praça da Fruta, o Hospital Termal e a Lagoa de Óbidos, proporcionando uma imersão na cultura e património locais. Os alunos franceses tiveram também a oportunidade de fazer um workshop com a ceramista Mariana Sampaio e visitaram a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e a Escola de Hotelaria do Oeste, onde realizaram uma experiência gastronómica. A visita contemplou ainda uma passagem por Óbidos e terminou em Lisboa, onde os jovens conheceram a Assembleia da República.
Ao longo dos quatro dias de visita, estes jovens com raízes portuguesas foram acompanhados por jovens caldenses que pertencem ao Gabinete da Juventude do Município de Caldas da Rainha, criando momentos de partilha e intercâmbio.
No contexto da geminação entre Caldas da Rainha e Le Raincy, uma pequena cidade com quinze mil habitantes, situada nos arredores de Paris, têm-se realizado algumas atividades de intercâmbio, como visitas de seniores ao concelho, em 2018, e a participação de Caldas no Dia das Geminações em Le Raincy, em 2023, evento que contou também com a presença das cidades geminadas de Inglaterra e Itália.
Em março de 2024, a direção da Associação Amigos de Caldas de Le Raincy visitou o Município e foram delineadas iniciativas conjuntas entre as duas cidades, sendo este intercâmbio de jovens estudantes o primeiro a concretizar-se.
A Associação de Amigos de Caldas, presidida pela professora de literatura francesa Cristina Rodrigues, tem desenvolvido um programa de eventos para promover a cultura portuguesa, com destaque para as tradições caldenses, a par do estreitamento de laços regulares entre as duas cidades.
No ano 2000, foram dados os primeiros passos para esta geminação, apadrinhada por Manuel Oliveira, emigrante do concelho de Pombal em Le Raincy, que contactou o município caldense nesse sentido. A geminação foi formalizada em 2008.