emissão em direto

Detido em Vidais por estar a caçar a menos de 250 metros de habitações

Um homem de 71 anos que caçava em área de proteção, na freguesia de Vidais, no concelho das Caldas da Rainha, foi detido pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no passado dia 20.

No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, para prevenção, deteção e repressão de situações de caça fora das normas legalmente estabelecidas, os elementos do SEPNA detetaram que o caçador encontrava-se a menos de 250 metros de habitações, sendo esta zona considerada área de proteção.

Foi apreendida uma arma de caça e cinco cartuchos.

O detido foi constituído arguido e o processo foi comunicado ao Tribunal Judicial das Caldas da Rainha.

A GNR sublinha que “existem áreas de proteção onde o exercício da caça é interdito, devido ao risco que pode representar para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas, ou pela possibilidade de causar danos materiais”. Dentro destas áreas, destacam-se praias e respetivos terrenos adjacentes, terrenos próximos de estabelecimentos como escolas, hospitais, prisões, lares de idosos, de proteção à infância, instalações militares ou de forças de segurança, entre outros serviços sensíveis.

Infraestruturas como estações radioelétricas, faróis, portos marítimos e fluviais, aeroportos, instalações turísticas, parques de campismo e desportivos, instalações industriais e de criação animal, bem como terrenos circundantes a estas áreas, numa faixa de 500 metros de proteção, povoados, numa faixa de proteção de 250 metros, vias de comunicação, incluindo estradas nacionais, itinerários principais, itinerários complementares, autoestradas, estradas regionais e linhas de caminho de ferro, numa faixa de proteção de 100 metros, constam das áreas de proteção.

Últimas Notícias

Despacho sobre classificação de Duna de Salir do Porto motiva críticas

O secretário de apoio à vereação da Câmara das Caldas da Rainha, António Vidigal, reagiu à notícia da publicação do despacho da ministra do Ambiente e Energia, sobre a classificação da Duna de Salir do Porto como área protegida, com uma publicação pública, no seu perfil pessoal de Facebook, com críticas à forma de proceder da governante.

Hóquei Clube das Caldas empata

Os Escolares (sub-11) do Hóquei Clube das Caldas empataram na 10ª jornada da Taça Regional de hóquei em patins da Associação de Patinagem de Leiria e da Associação de Patinagem de Ribatejo, realizada no passado dia 16.

Alexandre Neto “À Sombra do Património”

A Galeria de Exposições do Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, vai acolher uma retrospetiva do trabalho de Design de Iluminação Arquitetural do arquiteto caldense Alexandre Neto, concretizado nos últimos quinze anos, enquanto membro do coletivo Visual Stimuli.

Praia do Norte com 50 mil pessoas para competição de ondas grandes

A festa fez-se em português no Tudor Nazaré Big Wave Challenge, que faz parte do circuito WSL Big Wave, e reuniu no passado dia 18 na Praia do Norte, na Nazaré, a elite do surf de ondas grandes e vários apaixonados pelas ondas grandes. Nicolau Von Rupp e Clement Roseyro foram os grandes vencedores do evento, depois de somarem um total de 37,87 pontos, conquistando assim o prémio de melhor equipa em prova.