emissão em direto

Serviço de Pediatria do hospital recebe oferta de livros

A propósito do Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado a 14 de fevereiro, o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, no concelho das Caldas da Rainha, realizou uma ação de solidariedade com a entrega de livros ao Serviço de Pediatria de Caldas da Rainha da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).

A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de leitura e diversão para as crianças hospitalizadas.

Através desta doação, o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina não só contribui para a formação e o lazer das crianças em ambiente hospitalar, mas também reforça a importância da leitura como ferramenta de aprendizagem e distração em momentos de adversidade.

Além dos livros, a ação também incluiu a entrega de brinquedos, com o intuito de criar um ambiente acolhedor e divertido para as crianças.

O Município de Óbidos também fez a doação de um conjunto de livros ao Serviço de Pediatria. Os livros irão reforçar a biblioteca do hospital, e foram entregues no contexto do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes e ainda do “Mês dos Afetos”, que se celebra durante todo este mês de fevereiro.

“Acreditamos no poder da leitura para transformar momentos e tornar os dias mais leves. Com esta iniciativa, queremos proporcionar às crianças e às suas famílias um refúgio de imaginação e alegria, tornando a estadia no hospital um pouco mais acolhedora. Um pequeno gesto, mas que pode fazer muita diferença”, refere Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar no Município de Óbidos.

Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração da ULSO, agradeceu a iniciativa do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina e do Município de Óbidos, considerando ser “muito importante para a população que está aqui [no hospital], numa situação de fragilidade, de isolamento”. “Este é um local de doença mas também de alegria, onde queremos que as crianças e os seus familiares se sintam bem”, manifestou, transmitindo que este tipo de apoio “ajuda a tornar a experiência hospitalar das crianças mais humana e positiva”.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.