emissão em direto

Melhores surfistas do mundo a caminho de Supertubos

O MEO Rip Curl Pro Portugal está quase a começar e com ele chegam também os melhores surfistas do mundo a Portugal. A 3.ª etapa do World Tour decorre de 15 a 25 de março na Praia de Supertubos, em Peniche, conhecida pelas suas ondas poderosas, consistentes e tubulares.

Portugal continua a ser a única paragem europeia do tour e em jogo estão pontos importantíssimos para aqueles que procuram permanecer acima da linha de corte, que acontece a meio de temporada.

Depois de uma etapa no Havai e a estreia de competição na piscina de onda de Abu Dhabi, a elite do surf mundial viaja agora até Peniche, que no ano passado consagrou a francesa Johanne Defay e o norte-americano Griffin Colapinto. A edição de 2024 contou, de resto, com cerca de 120 mil visitantes que, ao longo dos vários dias do evento, passaram pela praia de Supertubos.

Este ano a história repete-se e Portugal volta a assumir um lugar obrigatório no circuito, que já mantém desde 2009, quando recebeu pela primeira vez a elite do surf mundial nas ondas de Peniche.

Este ano, em prova, como wildcards, estarão ainda os portugueses Yolanda Hopkins, que esteve bem perto de se qualificar para o tour este ano, e ainda Frederico Morais, que regressa assim à competição mundial, após mais de dois meses sem surfar devido a uma fratura no tornozelo esquerdo.

De recordar que Kikas esteve entre a elite do surf mundial em 2017, 2018, 2021, 2022 e 2024 e tem como objetivo regressar ao tour, como referiu recentemente na Praia do Norte, onde esteve a assistir ao Nazaré Big Challenge, prova de ondas gigantes da World Surf League.

À entrada para esta 16.ª edição do evento, partem como líderes do ranking o brasileiro Ítalo Ferreira (que já venceu em Peniche por duas ocasiões, em 2018 e 2019, e alcançou um 2.º lugar em 2015, na sua estreia na prova), e a norte-americana Caitlin Simmers (que ergueu o troféu em Peniche mais recentemente, em 2023).

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.