emissão em direto

João Almeida terminou Paris-Nice em sexto mas venceu a quarta etapa

O ciclista caldense João Almeida, da UAE Team Emirates – XRG, terminou em sexto lugar a prova francesa Paris-Nice, realizada entre 9 e 16 de março, tendo tido como ponto alto a vitória na quarta etapa, batendo ao sprint o então camisola amarela, Jonas Vingegaard, da Team Visma | Lease a Bike.

Surgiu de trás para ultrapassar o dinamarquês a poucos metros da meta e celebrar uma grande vitória, que lhe valeu ainda na altura a subida à liderança da classificação de montanha (viria a terminar em terceiro).

João Almeida terminou a primeira etapa, em Le Perray-en-Yvelines (156,1 quilómetros), em 69º, com o mesmo tempo do vencedor, o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step).

Na segunda etapa, entre Montesson e Bellegarde (183,9 quilómetros), foi 92º, chegando no pelotão, com nova vitória de Tim Merlier.

Na ligação Circuit Nevers Magny-Cours e Nevers (28,4 quilómetros), o atleta de A-dos-Francos subiu 68 lugares, passando de 86º para 18º.

Na quarta etapa, entre Vichy e La Loge des Gardes (163,4 quilómetros) o corredor de A-dos-Francos subiu treze lugares e passou para a quinta posição.

O caldense conseguiria subir ao quarto lugar na quinta etapa, entre Saint-Just-en-Chevalet e La Côte-Saint-André (203,3 quilómetros), quando terminou em sexto. Estava na altura a 40 segundos do líder, o norte-americano Matteo Jorgenson, da Team Visma | Lease a Bike. Em segundo encontrava-se Jonas Vingegaard, a 22 segundos do líder, e em terceiro o alemão Florian Lipowitz, da Red Bull – Bora – hansgrohe, a 36 segundos.

Só que a partir da sexta etapa a possibilidade de chegar ao pódio ficou mais distante. No trajeto entre Saint-Julien-en-Saint-Alban e Berre l’Étang (209,8 quilómetros), João Almeida foi 30º e mesmo com a desistência de Jonas Vingegaard desceu uma posição na geral e passou a 2’40 minutos do camisola amarela.

Na sétima etapa, entre Nice e Auron (109,3 quilómetros), terminou em 15º e manteve a posição na geral.

Na última etapa finalizou em 13º e caiu para a sexta posição, a 3’57 minutos do vencedor, Matteo Jorgenson. Em segundo ficou Florian Lipowitz, a 1’15 minutos, em terceiro o neerlandês Thymen Arensman, da Ineos Grenadiers, a 1’58 minutos, em quarto o norte-americano Magnus Sheffield, da Ineos Grenadiers, a 2’17 minutos, e em quinto o australiano Michael Storer, da Tudor Pro Cycling Team, a 3’03 minutos.

Por equipas, a Ineos Grenadiers venceu, tendo atrás de si a Movistar Team, a 15’32 minutos, e a Red Bull – Bora – hangrohe, a 24’30 minutos. A UAE Team Emirates – XRG concluiu em sexto, a 31’05 minutos.

Comentando a sua performance, João Almeida disse fazer “um balanço muito positivo desta semana de competição”, sublinhando que foram “dias incrivelmente difíceis, em condições extremamente frias e desafiantes”.

“Finalmente a primeira vitória desta temporada foi alcançada [quarta etapa] e que bem que ela soube. Infelizmente nos últimos dias adoeci, não conseguindo estar no meu melhor mas tudo foi dado até a linha de meta. Nem sempre tudo corre como queremos mas o importante é ultrapassar as dificuldades de cabeça erguida. Foco na recuperação e na próxima competição”, manifestou.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.