emissão em direto

Escola Rafael Bordalo Pinheiro assinalou Dia Internacional da Matemática

Celebrou-se 14 de março o Dia Internacional da Matemática, data que já tem a tradição de comemorar o Dia do PI. A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, associou-se a esta celebração com a dinamização de várias atividades organizadas pelo grupo disciplinar de matemática.

A professora de matemática Carina Jegundo explicou que “pedimos aos alunos para produzirem diferentes trabalhos porque o tema deste ano era Matemática e Arte, e muitos deles incorporaram conceitos como isometrias e translações, que estão relacionados com a arte”. Além disso, destacou que “os trabalhos incluem exercícios sobre volumes e representações geométricas, bem como atividades desenvolvidas pelo círculo matemático, um clube que existe na escola em parceria com a Sociedade Portuguesa da Matemática e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra”.

Entre as atividades dinamizadas, realizou-se um peddy paper que percorreu a escola. “O nosso objetivo é aproximar os alunos da matemática, tornando-a mais acessível e envolvente”, acrescentou a docente. No peddy paper, os participantes tinham de resolver exercícios e problemas matemáticos para avançar nas etapas do percurso.

Maria da Bernarda, aluna do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, esteve envolvida na organização desta dinâmica, ajudando na entrega e recolha dos desafios. “O peddy paper está ligado à matemática e inclui também algumas charadas. Basicamente, os alunos percorreram a escola e responderam às perguntas que lhes foram entregues”, explicou a estudante.

Maria da Bernarda, que se considera uma entusiasta da disciplina, destacou a importância de iniciativas como esta. “Aproximar os alunos da matemática é essencial para que percebam que não é um bicho de sete cabeças e que pode ser bastante divertida quando trabalhada da maneira certa”, afirmou. Para obter bons resultados na disciplina, a estudante considera fundamental “praticar bastante os exercícios, em vez de apenas tentar decorar as propriedades”.

Além do peddy paper, realizaram-se ainda jogos matemáticos, origamis e a colocação de cartazes com curiosidades sobre o PI e algumas piadas matemáticas.

“Também tivemos uma atividade especial com o toque da bateria, que liga a matemática aos ritmos musicais”, revelou Carina Jegundo.

O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial desde 2019, ano em que foi aprovado na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO.

Últimas Notícias

Parto em ambulância dos bombeiros

Uma grávida deu à luz numa ambulância dos bombeiros da Nazaré no passado dia 8. O parto foi concretizado a caminho do hospital e envolveu profissionais de saúde do INEM e elementos dos soldados da paz.

Simulacro de incêndio no Hospital de Peniche

O Serviço de Medicina Interna do Hospital de Peniche realizou no dia 11 de março um simulacro de foco de incêndio, desafiando as equipas a atuar de forma rápida e eficaz para garantir a segurança e o bem-estar dos utentes.

Nova derrocada ameaça casas no Bairro do Visconde

Uma nova derrocada verificada a 6 de março fez cair várias pedras de grandes dimensões numa falésia que sustenta habitações do Bairro do Visconde, em Peniche, tal como acontecera em finais de janeiro deste ano.

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.