emissão em direto

Escola Rafael Bordalo Pinheiro assinalou Dia Internacional da Matemática

Celebrou-se 14 de março o Dia Internacional da Matemática, data que já tem a tradição de comemorar o Dia do PI. A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, associou-se a esta celebração com a dinamização de várias atividades organizadas pelo grupo disciplinar de matemática.

A professora de matemática Carina Jegundo explicou que “pedimos aos alunos para produzirem diferentes trabalhos porque o tema deste ano era Matemática e Arte, e muitos deles incorporaram conceitos como isometrias e translações, que estão relacionados com a arte”. Além disso, destacou que “os trabalhos incluem exercícios sobre volumes e representações geométricas, bem como atividades desenvolvidas pelo círculo matemático, um clube que existe na escola em parceria com a Sociedade Portuguesa da Matemática e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra”.

Entre as atividades dinamizadas, realizou-se um peddy paper que percorreu a escola. “O nosso objetivo é aproximar os alunos da matemática, tornando-a mais acessível e envolvente”, acrescentou a docente. No peddy paper, os participantes tinham de resolver exercícios e problemas matemáticos para avançar nas etapas do percurso.

Maria da Bernarda, aluna do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, esteve envolvida na organização desta dinâmica, ajudando na entrega e recolha dos desafios. “O peddy paper está ligado à matemática e inclui também algumas charadas. Basicamente, os alunos percorreram a escola e responderam às perguntas que lhes foram entregues”, explicou a estudante.

Maria da Bernarda, que se considera uma entusiasta da disciplina, destacou a importância de iniciativas como esta. “Aproximar os alunos da matemática é essencial para que percebam que não é um bicho de sete cabeças e que pode ser bastante divertida quando trabalhada da maneira certa”, afirmou. Para obter bons resultados na disciplina, a estudante considera fundamental “praticar bastante os exercícios, em vez de apenas tentar decorar as propriedades”.

Além do peddy paper, realizaram-se ainda jogos matemáticos, origamis e a colocação de cartazes com curiosidades sobre o PI e algumas piadas matemáticas.

“Também tivemos uma atividade especial com o toque da bateria, que liga a matemática aos ritmos musicais”, revelou Carina Jegundo.

O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial desde 2019, ano em que foi aprovado na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.