emissão em direto

Nova derrocada ameaça casas no Bairro do Visconde

Uma nova derrocada verificada a 6 de março fez cair várias pedras de grandes dimensões numa falésia que sustenta habitações do Bairro do Visconde, em Peniche, tal como acontecera em finais de janeiro deste ano.

Os moradores continuam em alerta e a recear que a arriba acabe por colapsar e as casas sejam arrastadas, olhando para o problema com preocupação.

Manuel Vagos, um dos moradores, sublinha que “sentimos que estamos em perigo com uma derrocada ainda maior, que pode pôr em causa continuarmos aqui a viver”.

O Bairro do Visconde está implantado nas arribas fronteiras à Fortaleza de Peniche e dentro da faixa de domínio marítimo. É sobre a rocha que está edificado este bairro habitacional.

“Nós há muito tempo que sentimos que há rochas a caírem em vários locais, só que agora está mesmo a cair debaixo das nossas casas”, revelou António Pereira, outro morador, que junta a sua voz a outros que reclamam urgentemente uma solução, seja imediata ou uma intervenção de fundo que garanta a segurança de quem reside naquele que é considerado um bairro pitoresco de Peniche e um marco turístico incontornável da cidade.

A Agência Portuguesa do Ambiente equaciona adotar medidas de médio-longo prazo para salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

Últimas Notícias

Amoreira celebra Dia Nacional dos Moinhos

Amoreira prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto diversificado de atividades para toda a família, entre os dias 4 e 7 de abril, data em que se assinala esta efeméride.

Identificado por eliminação de resíduos a céu aberto

Um homem de 68 anos que estava a queimar resíduos a céu aberto na freguesia de Benedita foi identificado pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, no dia 21 de março, no decorrer de uma ação de patrulhamento ambiental.