emissão em direto

Geoparque Oeste reconhecido há um ano como Geoparque Mundial

A classificação de Geoparque Mundial atribuída ao Geoparque Oeste há um ano abrange os concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, numa área total de 1154km2 e com uma costa de 72km.

Durante este ano, o Geoparque Oeste abriu o seu Centro de Interpretação no Bombarral, acolheu mais de 1000 alunos e professores provenientes de todas as geografias do país, em visitas guiadas, participou em certames nacionais e internacionais, desenvolveu a sua rede de parceiros que conta hoje com mais de 200 entidades, associando ao seu projeto mais de 100 produtos locais de excelência. Através do seu programa de Geoguias formou mais de 100 pessoas que hoje comunicam o território de forma diferente e enquadrada com os verdadeiros valores do património natural e cultural.

Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Geoparque Oeste, considera que “o Geoparque Oeste veio contribuir para o desenvolvimento de uma rede regional de valorização do património natural e cultural, dando corpo a um conjunto de dinâmicas empresariais e associativas que agora começam a juntar-se em prol do desenvolvimento sustentável do território, tendo por base as pessoas, as suas tradições e os seus costumes, sem esquecer a identidade de cada concelho, mas também os valores do seu património material e imaterial, hoje reconhecido pela UNESCO”.

Últimas Notícias

Eurico Dias encabeça lista do PS no distrito

O antigo presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, vai voltar a ser o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Leiria nas legislativas antecipadas.

Lés-a-Lés com passagem pela região

Entre os dias 7 e 10 de junho vai realizar-se mais uma edição do Portugal de Lés-a-Lés, a maior aventura mototurística de Portugal, que passará pela região.