emissão em direto

Palácio Gorjão “devolvido aos bombarralenses” após requalificação

O Município do Bombarral realizou no passado sábado a atividade “Palácio Gorjão – Manhã Aberta”, com visita à Biblioteca Municipal e auditório, ao anfiteatro, à exposição fotográfica da requalificação do espaço e à exposição no âmbito do Concurso de Fotografia “Bombarral, O Coração do Oeste”. Houve ainda um momento musical com Beatriz Tomás.

Para o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, “é, no fundo, a devolução de todo este equipamento cultural aos bombarralenses”, mostrando “muito orgulho em entregar um equipamento melhor do que quando o recebi”.

Admitindo que “neste longo caminho foi uma obra um pouco conturbada, o que hoje em dia passa-se isto muitas vezes”, ressalvou, contudo, que “tivemos, ainda assim, a capacidade de conseguir que a obra não parasse”.

O autarca vincou que o anfiteatro “está apto a receber eventos das mais diversas origens”, anunciando que haverá a estreia com um espetáculo no dia 26 de abril, altura em que será comemorado o centenário da elevação a vila.

Ricardo Fernandes falou também da acessibilidade no Palácio Gorjão. “Não faz sentido termos um equipamento cultural desta envergadura que não fosse acessível a todos, quaisquer que sejam as suas condições de locomoção, e, portanto, temos também o elevador já a ligar todos os pisos”, relatou.

Destacou a existência de “vários milhares de títulos” na biblioteca e deu a conhecer o Press Reader, a possibilidade de aceder a um enorme conjunto de jornais e revistas de vários pontos do mundo, por exemplo através do telemóvel, e o Bibliolab, que permite descarregar obras literárias.

O espaço da biblioteca infantil foi igualmente evidenciado.

No piso zero estará a sala de exposição do retábulo da Ermida de São Brás, um dos maiores ex-libris do Bombarral, da autoria do pintor seiscentista Baltazar Gomes Figueira, pai de Josefa d’Óbidos. No primeiro piso haverá duas salas de exposição.

Últimas Notícias

Fábrica da Páscoa inspirada no universo de Alice no País das Maravilhas

De 17 a 25 de abril o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, transforma-se num mundo de fantasia com mais uma edição da Fábrica da Páscoa. Inspirado no universo de Alice no País das Maravilhas, o evento apresenta uma programação totalmente gratuita, recheada de espetáculos, ateliês criativos, animação com personagens e ainda gastronomia e mercado de artesanato, procurando encantar visitantes de todas as idades.

Ana Bacalhau garante no CCC um espetáculo único na celebração do 25 de Abril

Na noite de 24 de abril, o Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha recebe Ana Bacalhau para um concerto especial em comemoração dos 51 anos da Revolução dos Cravos. A cantora regressa assim ao grande auditório do CCC, onde já atuou com Deolinda, prometendo uma noite memorável repleta de música e emoção. A cantora levará consigo a força da mensagem que tem vindo a transmitir ao longo da sua carreira.

Pimpões Triatlo no Campeonato Nacional de Duatlo

Pimpões Triatlo, equipa das Caldas da Rainha, ficou em 24º lugar no Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo em Grândola, prova que contou com 1075 atletas inscritos em representação de 38 cubes.