A escritura de aquisição dos centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda foi formalizada no passado dia 10 de abril, assinalando a passagem destes ativos da esfera bancária para um novo ciclo de investimento com capitais brasileiros.
“Este é mais um objetivo alcançado pela Widerproperty: garantir a transição entre ciclos e proprietários, mantendo a consistência da gestão. O trabalho de reposicionamento e consolidação de resultados nestes ativos tem sido amplamente reconhecido”, afirma Luís Loureiro, CEO da Widerproperty.
De acordo com o comunicado de imprensa, a transação poderia ter ocorrido antes de 2020, mas o contexto pandémico levou a uma reavaliação dos timings, acompanhando agora a sólida recuperação do setor do retalho.
Durante todo o processo, a Widerproperty manteve-se responsável pela gestão operacional dos centros, liderando um reposicionamento profundo que incluiu a mudança de naming de Vivaci para La Vie, a recomercialização quase total da Área Bruta Locável (ABL), a implementação de estratégias de marketing e comunicação direcionadas, bem como a introdução de operadores nacionais e internacionais.
Atualmente, ambos os centros registam uma taxa de ocupação superior a 96%, refletindo não só a recuperação do setor, como também a eficácia da estratégia adotada.
Com esta aquisição, o La Vie Caldas da Rainha junta-se ao Tavira Plaza e ao Torreshopping no portefólio do Fundo Ibéria Shoppings, que prossegue a sua estratégia de crescimento em Portugal. O fundo é liderado por Renato Rique, empresário de referência no setor dos centros comerciais no Brasil, e conta com investidores representados pelo Banco BTG Pactual — o maior banco de investimento da América Latina, presente em Portugal desde 2020.
O centro comercial La Vie Caldas da Rainha é uma referência na cidade, destacando-se pela forte relevância regional e pela sua capacidade de adaptação ao mercado. Está estrategicamente situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento.
O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de cinco salas, e três quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m². Foi inaugurado em 2008, e tem ainda um supermercado Auchan, e tendo como lojas âncora a Lefties, Sport Zone, Rádio Popular, Pull & Bear, Stradivarius e Bershka.