São Pedro colaborou com um dia de tempo ameno e o vento perfeito, que fez as delícias de quem se aventurou a lançar os seus papagaios. A grande atração foram, sem dúvida, os papagaios gigantes, que ao cair da noite protagonizaram um espetáculo luminoso com LEDs, transformando o céu num verdadeiro quadro animado e brilhante.
Durante o dia, as crianças tiveram também a oportunidade de construir os seus próprios papagaios, num atelier gratuito promovido pela Associação Cabeças no Ar, entidade responsável pela organização do evento. Foram disponibilizados 300 kits de montagem, que rapidamente esgotaram. Manuel Santos foi um dos muitos participantes que adorou pintar e personalizar o seu papagaio. A sua mãe, Joana Santos, natural das Caldas da Rainha, destacou a iniciativa como “muito interessante, divertida tanto para crianças como para adultos. Traz dinamismo à Foz do Arelho e é uma atividade ideal para pôr a criatividade em prática”, afirmou ao Jornal das Caldas.
Os papagaios construídos no atelier foram lançados numa zona específica da praia, reservada para os participantes mais jovens, enquanto os imponentes papagaios gigantes eram manobrados pela equipa organizadora, numa área própria, por questões de segurança.
Houve ainda quem trouxesse o seu próprio papagaio de casa, como Amélia Veiga, jovem nascida na África do Sul e residente em Setúbal. Ao descobrir o evento nas redes sociais, não hesitou em fazer a viagem até à Foz do Arelho com a família. “Achei espetacular! Trouxe o meu papagaio e adorei ver os gigantes no céu”, contou entusiasmada.
O Festival de Papagaios Gigantes revelou-se um verdadeiro sucesso, trazendo animação, cor e alegria à praia da Foz do Arelho, numa celebração que juntou gerações e voou bem alto nos corações de quem por lá passou.
Festival da Lagoa decorre até 20 de abril
A 3ª edição do Festival da Lagoa está a decorrer até ao próximo dia 20 de abril, com um programa recheado de propostas para todos os gostos. As atividades têm lugar na Foz do Arelho e no Nadadouro, e incluem caminhadas, workshops, bem como várias iniciativas náuticas como paddle, caiaque e vela, a decorrer na Lagoa de Óbidos.
Apesar de algumas atividades terem sido adiadas devido às condições meteorológicas, há ainda muito para fazer e explorar até ao final do festival.
A gastronomia assume um papel de destaque nesta edição, com pratos que exaltam os sabores e tradições da região. Diversos restaurantes e bares da Foz e Nadadouro aderiram à iniciativa, criando cocktails, petiscos e pratos especialmente para o evento.
Um exemplo disso é o Ala Norte Café, localizado na praia da Foz do Arelho, que criou o “Cocktail Margarita com Salicórnia”. “Em toda a margem da nossa lagoa encontramos Salicórnia, uma planta de folhas verdes, saborosa e nutritiva, cada vez mais apreciada pelos consumidores”, explicou, Diogo Dias.
Lúcio Figueiredo, responsável pelo Ondas Bar Taverna, destacou a importância do evento. “O Festival é uma excelente iniciativa para promover os produtos da Lagoa. A ideia é atrair mais visitantes à Foz do Arelho e ao Nadadouro fora da época alta”.
O prato gastronómico em destaque no Ondas são as tradicionais Amêijoas à Bulhão Pato e o Camarão ao Alho, disponíveis ao longo de todo o ano. “São especialidades muito procuradas pela sua qualidade e sabor. Também temos berbigão e mexilhão”, revela.
O Festival da Lagoa é organizado pela Câmara em colaboração com as juntas de freguesia do Nadadouro e da Foz do Arelho,
O programa completo do Festival da Lagoa pode ser consultado nas redes sociais do Município das Caldas da Rainha.