emissão em direto

Caldas na fundação da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

O Município das Caldas da Rainha será um dos fundadores da AMPC - Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, cuja cerimónia pública de constituição terá lugar no dia 30 de abril, às 11h00, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A AMPC tem como objetivo afirmar a identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e territórios com forte ligação ao setor equestre. Promoverá a colaboração entre os municípios e pretende consolidar o papel de Portugal no panorama equestre, com protocolos de cooperação previstos com entidades como a Federação Equestre Portuguesa.

Almeida, Alpiarça, Alter do Chão, Barcelos, Caldas da Rainha, Chamusca, Esposende, Golegã, Lagoa, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Serpa, Torres Novas, Valongo, Viana do Alentejo e Vila Franca de Xira são os Municípios fundadores

Caldas da Rainha apresenta uma ligação histórica e cultural aos cavalos, como aliás se canta no tradicional fado das Caldas.

A cidade acolhe anualmente o Festival do Cavalo Oeste Lusitano desde 2015, realizada no Parque D. Carlos I, que reúne criadores, provas hípicas, concertos e atividades culturais, como acontecerá este ano, entre 1 e 4 de maio.

O XII Oeste Lusitano, organizado pela Associação de Criadores do Puro Sangue Lusitano do Oeste e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, vai celebrar uma figura incontornável da história equestre nacional: José Tanganho. O evento prestará homenagem ao cavaleiro caldense que, há um século, fez história ao vencer a Volta a Portugal a Cavalo. Com paixão, determinação e uma astúcia ímpar, Tanganho superou todas as expectativas, deixando para trás os experientes militares que até então dominavam a competição.

A iniciativa contará também com o 1º Concurso de Atrelagem de Tradição (1 de maio, 14h30), um Concurso Hípico (provas de ensino a 2 de maio, 15h00, e 3 de maio, 09h00, e provas de obstáculos a 3 de maio, 14h30, e 4 de maio, 09h00), o Concurso de Modelo e Andamentos (3 de maio, 10h30) e Desfile Equestre pela cidade (4 de maio, 10h00). Serão ainda realizadas largadas de touros noturnas (30 de abril, 22h30, 1, 2 e 3 de maio, 23h59)

Os passeios equestres são igualmente uma marca da cidade, como o Passeio Equestre de Reis, que simboliza a comunhão entre cavaleiros e a celebração da elegância equestre, e o passeio pelas iluminações de natal, com dezenas de cavalos e charretes. Em 2025, contou com 50 cavalos montados, 36 charretes e cerca de 200 participantes, incluindo uma paragem simbólica para bênção dos animais na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.