A prova suíça arrancou no dia 29 de abril com um prólogo de 3,44 quilómetros, em Saint-Imier, dominado pelo britânico Samuel Watson (Ineos Grenadiers). João Almeida foi 11º, a 5,64 segundos.
A primeira etapa, entre Munchenstein e Fribourg, ao longo de 194,3 quilómetros, foi ganha por outro britânico – Matthew Brennan, da Team Visa | Lease a Bike – que vestia a camisola amarela. João Almeida foi 50º, com o mesmo tempo do vencedor. Na geral descia um lugar, para 12º.
O ciclista de A-dos-Francos terminou em 12º na segunda etapa, com partida e meta em La Grande Béroche, na distância de 157 quilómetros. Concluiu a 56 segundos do vencedor, o italiano Lorenzo Fortunato, da XDS Astana Team, e subia para o 8º lugar da geral, a 53 segundos do camisola amarela, o francês Alex Baudin, da EF Education – Easypost.
Na terceira etapa, com um percurso de 183,1 quilómetros com partida e chegada em Cossonay, a vitória foi para o australiano Jay Vine, da equipa de João Almeida, que finalizou em 3º, a 2 segundos, subindo para o 7º da geral, a 49 segundos do líder.
A quarta etapa, entre Sion e Thyon 2000, com 118,2 quilómetros, foi ganha pelo francês Lenny Martinez, da Bahrain – Victorius, com João Almeida a vir logo a seguir, com o mesmo tempo. Lenny Martinez passava a envergar a camisola amarela e o caldense chegava à 3ª posição, a escassos 3 segundos do primeiro.
A etapa final foi em Genebra. Um contrarrelógio de 17,1 quilómetros, com o melhor tempo de Remco Evenepoel e o ciclista das Caldas da Rainha em 2º, a 12 segundos, o que foi suficiente para a vitória na prova, deixando Lenny Martinez a 26 segundos no 2º posto.
O corredor de A-dos-Francos poderá ter a sua melhor época de sempre. Ganhou duas das dez principais provas do calendário velocipédico mundial, no qual se inserem ainda as Voltas a França, Itália e Espanha, o Paris-Nice, o Tirreno-Adriático, a Volta à Catalunha, o Critério do Dauphiné e a Volta à Suíça, algumas das quais João Almeida vai participar. No Paris-Nice deste ano ficou em 6º.
Ainda este ano ficou em 2º na Volta à Comunidade Valenciana, em Espanha, e na Volta ao Algarve, e foi 16º no Figueira Champion Classic.
Já superou os pontos conquistados em algumas temporadas anteriores e encontra-se em 6º lugar no ranking mundial, atrás de ciclistas dominadores, como Tadej Pogacar, Remco Evenepoel, Primoz Roglic, Wout Van Aert e Mathieu Van Der Poel.
“Estou muito feliz pela vitória. Infelizmente não ganhei nenhuma etapa”, manifestou, no final da Volta à Romandia. A próxima competição será a Volta à Suíça, que arranca a 15 de junho, seguindo-se o Tour de France, que começa a 5 de julho, e a Vuelta, com início a 23 de agosto.