emissão em direto

Embargo de obras ilegais na Praia do Norte

A Câmara Municipal da Nazaré determinou o embargo das obras que estavam a ser realizadas de forma ilegal num terreno junto à Praia do Norte. A decisão foi anunciada pelo vereador Salvador Formiga, que denunciou a reincidência deste tipo de situação no local.

“Esta situação não é nova. O proprietário do terreno em causa já foi anteriormente alvo de duas contraordenações por intervenções ilegais no local e, há cerca de duas semanas, foi novamente autuado com uma terceira contraordenação”, revelou o vereador. “Perante esta reincidência grave, o município decidiu emitir um embargo imediato de todas as obras em curso, tendo o proprietário sido formalmente notificado no dia 24 de março”, relatou.

As obras em causa consistiam em trabalhos de terraplanagem para a criação de um parque de estacionamento, mas estavam a ser realizadas sem as devidas autorizações. Para além da medida tomada pela Câmara Municipal, foi também apresentada uma denúncia formal ao Ministério Público.

“É entendimento claro e firme deste executivo que estas atitudes de violação da lei são inaceitáveis. Representam uma afronta ao ambiente, ao ordenamento do território e aos valores culturais e naturais da Nazaré”, declarou Salvador Formiga, reforçando que “a reiterada falta de respeito pela legalidade e pelos superiores interesses do concelho não será tolerada”.

A vereadora do PSD, Fátima Duarte, também se pronunciou sobre o caso, concordando com a posição do executivo. “É, efetivamente, uma afronta, não só ao ambiente e ao património, mas também a todos os munícipes e cidadãos que cumprem a lei. Quem quer fazer obras tem que apresentar projetos e aguardar autorização. Não sei porque algumas pessoas acham que estão acima dos outros”, criticou.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.