O estabelecimento de ensino foi transformado num campo de descoberta, conhecimento e saber, onde os alunos foram convidados a conhecer, experimentar e explorar, através de divertidas experiências laboratoriais, jogos, música, concursos, workshops e exposições.
As iniciativas permitiram mostrar à comunidade educativa e às famílias o que de melhor se faz nas escolas do agrupamento como inovação pedagógica, inclusão, trabalho em equipa, talento e visão.
Os cerca de 1500 alunos que estiveram na escola realizaram dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento.
À escola sede do agrupamento deslocaram-se mais de 400 alunos do 4.º ano com os seus professores, que foram recebidos por colegas “mais velhos” do 9.º ano. Estes deram-lhes a conhecer a sua futura escola e conduziram-nos às salas e a outras dependências onde decorriam as atividades.
A sala de Laboratório Aberto foi uma das mais concorridas, com um conjunto de atividades práticas que despertaram grande interesse entre os alunos. “É uma sala onde eles se envolvem muito, aprendem coisas que podem aplicar no futuro e que transmitem conhecimentos para a vida”, explicou Maria de Lurdes Graça, professora de Ciências. Os alunos puderam observar brônquios, traqueia e lóbulos, explorando a constituição e funcionamento dos órgãos. “Perceberam como são constituídos, como funcionam e sentiram as diferentes texturas dos tecidos”, acrescentou. Para garantir as melhores condições, “todos os dias fazíamos a mudança dos órgãos, para evitar a decomposição e os maus odores na sala de aula”.
Também a Sala da Robótica despertou grande interesse por parte dos alunos, com demonstrações de projetos inovadores onde a tecnologia esteve em destaque. Segundo Susana Costa, professora de Informática, foram apresentados os novos robôs e feita a demonstração da sua programação. Os estudantes assistiram com entusiasmo às performances dos robôs.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o diretor do Agrupamento, Jorge Graça, disse que “ao longo de quatro dias intensos e vibrantes, todas as valências educativas da Educação Pré-Escolar ao 3.º Ciclo do Ensino Básico estiveram representadas em dezenas de atividades dinamizadas por todos os departamentos curriculares: Línguas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Ciências Experimentais, Expressões, 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Educação Pré-Escolar”.
“As escolas abriram as portas à criatividade, à ciência, ao desporto, às expressões artísticas e à tecnologia, num programa dinâmico e enriquecedor”, afirmou.
O evento contou, também, com a colaboração de várias instituições parceiras, cujo contributo foi fundamental para o sucesso da iniciativa.
“Estes dias não são apenas celebrações. São uma oportunidade única de mostrarmos o que nos torna especiais mostrando a nossa a união, a diversidade, a inovação e, sobretudo, o trabalho de todos. É graças a esta dedicação que tantas famílias confiam o futuro dos seus filhos ao nosso Agrupamento”, referiu o diretor.
Para Jorge Graça, o Agrupamento de Escolas D. João II continua a “afirmar-se como uma referência educativa local, regional e nacional, com uma identidade forte, uma equipa dedicada e uma visão clara para o futuro”.