Conhecida como fundadora das Misericórdias em Portugal e do Hospital Termal das Caldas da Rainha, a rainha D. Leonor (1458-1525) é homenageada através de uma mostra coletiva de arte contemporânea, que celebra o seu legado como mulher, mecenas e visionária.
A exposição surge no âmbito das Comemorações do V Centenário da Morte da Rainha D. Leonor, e marca também o arranque da Open Call ART 4 Family 2025, lançada a 2 de maio.
Esta convocatória destina-se a todos os artistas interessados em participar na grande exposição evocativa da vida e obra da rainha das Caldas, que decorrerá de 4 de outubro a 17 de novembro, precisamente na data em que se cumprem os 500 anos da sua morte. As candidaturas estão abertas até 28 de agosto.
A Open Call não impõe limites quanto a técnicas ou dimensões das obras, incentivando a fusão entre história, modernidade e ousadia artística, num esforço da galeria para integrar novos nomes no seu acervo e valorizar a arte contemporânea.
A par da inauguração da exposição “Perfeitíssima”, a galeria promove ainda, no mesmo dia e horário, um workshop de escultura em papel machê, orientado pela professora Cristina Lourenço. A participação tem um custo simbólico de 10 euros por pessoa ou 15 euros para duas pessoas.
Com quase dois anos de atividade, a Galeria Art 4 Family reforça, assim, o seu compromisso com a dinamização cultural das Caldas da Rainha e com a valorização do papel das mulheres na história e na arte.
A escolha do título da exposição, “Perfeitíssima”, evoca o cognome atribuído a D. Leonor, esposa do Príncipe Perfeito, elogiada pelo seu biógrafo Frei Jorge de São Paulo como “a mais perfeita rainha que nasceu no Reino de Portugal”.