emissão em direto

ASAE desmantela circuito ilegal de moluscos bivalves vivos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou nos concelhos das Caldas da Rainha e Nazaré um centro ilegal de depuração e expedição de moluscos bivalves e um estabelecimento ilegal que procedia à sua recolha e comercialização.

No decurso de uma ação de fiscalização, designada Operação Limpa, no âmbito de uma investigação em curso, direcionada à depuração, expedição e comercialização de moluscos bivalves vivos, a Unidade Operacional de Santarém da ASAE detetou um centro ilegal de depuração e expedição de moluscos bivalves por estar a operar sem o necessário licenciamento, designadamente sem o Número de Controlo Veterinário (NCV), requisito para garantir o cumprimento das normas de segurança alimentar e das disposições legais estabelecidas nos regulamentos europeus aplicáveis, assegurando assim a confiança dos consumidores e o controlo oficial de géneros alimentícios.

Foi ainda detetado um estabelecimento ilegal que procedia à recolha e comercialização de moluscos bivalves em incumprimento dos requisitos de manuseamento destes produtos.

Foram apreendidos nestes dois locais mais de 310 quilos de marisco, dos quais 140 quilos de amêijoa-macha, 102 quilos de percebes, 46 quilos de lapas, 19 quilos de camarão e 4 quilos de lingueirão, num total que ascende a cerca de 4.400 euros.

Face às infrações detetadas em ambos os operadores, foram instaurados dois processos contraordenacionais, por ausência de NCV e por colocação no mercado de moluscos bivalves vivos em violação das normas legais, e pela comercialização de produtos de origem animal a partir de um estabelecimento não registado.

Últimas Notícias

Jantar na Expoeste com Luís Montenegro a apelar “ao voto para a estabilidade em Portugal”

A Expoeste, nas Caldas da Rainha, acolheu na noite da passada terça-feira um jantar comício da AD com as presenças dos líderes do PSD, Luís Montenegro, e do CDS, Nuno Melo, tendo sido feito um apelo para os eleitores distinguirem entre “o único voto útil para a estabilidade em Portugal, que é na AD, e votar nas oposições, que é fazer da instabilidade um modo de vida”.

Gala do Empreendedorismo premiou trabalho de alunos

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, em parceria com o Município das Caldas da Rainha, realizaram a Gala do Empreendedorismo, no dia 10 de maio, no auditório da Expoeste, destacando o trabalho de alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e cursos tecnológicos.