A representante da embaixada e consulado de El El Salvador em Portugal teve oportunidade de provar as receitas confecionadas pelos alunos do Curso de Gestão e Produção de Cozinha, orientados pelos chefes João Nuno Silva e Tiago Costa, e pelo chefe convidado salvadorenho Carlos de la Rosa.
O chef executivo dos restaurantes Breakpoint e Riviera, na Ericeira, e cozinheiro no Roots, em Torres Vedras, apresentou aos alunos alguns dos pratos típicos do seu país.
Depois de uma aula teórica, em que se deu a conhecer um pouco da história gastronómica salvadorenha, os alunos puseram “mãos à obra” na cozinha para confecionar uma refeição composta por três pratos, posteriormente servida no restaurante pedagógico Ferreira da Silva.
A refeição abriu com “pupusas”, tortilhas feitas de farinha de milho e recheadas com pasta de feijão, um dos pratos mais emblemáticos de El Salvador. Seguiu-se um caldo de galinha crioula e, como sobremesa, empanadas de banana com “poleada”, um recheio à base de amido de milho, leite, açúcar e canela.
A iniciativa contou também com a presença de Manuela Júdice, secretária geral da Casa da América Latina, Vitor Marques e Conceição Henriques, respetivamente presidente e vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.