emissão em direto

Gala do Empreendedorismo premiou trabalho de alunos

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, em parceria com o Município das Caldas da Rainha, realizaram a Gala do Empreendedorismo, no dia 10 de maio, no auditório da Expoeste, destacando o trabalho de alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e cursos tecnológicos.

Este ano a ação envolveu 913 alunos e 117 projetos, o maior número de sempre. Foram destacados projetos de todas as faixas etárias e níveis de ensino, com soluções alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No  1.º Ciclo a vitória coube ao EcoCloset, da Escola Básica de Santa Catarina. O projeto consiste numa aplicação inovadora que permite a organização do guarda-roupa digitalmente. O utilizador pode carregar fotos das suas peças de roupa e adicionar informações detalhadas, como por exemplo estilo (formal, casual, etc.), estação (inverno, verão, etc.), material e cuidados de lavagem. A app possibilita a criação de um inventário digital completo do armário, tornando a escolha de outfits (conjunto de roupas) mais eficiente e organizada.

A versão gratuita da app oferece funcionalidades como planeamento e calendarização de outfits (conjunto de roupas), filtros para categorizar peças e sugestões aleatórias de combinações. Já a versão paga recorre a Inteligência Artificial para recomendar outfits (conjunto de roupas) personalizados com base no estilo pessoal do utilizador e nas condições climáticas do local onde a roupa será utilizada. Além disso, a app inclui um sistema de gestão de lavagens, sugerindo quais roupas devem ser lavadas em conjunto para otimizar o consumo de água, energia e detergente, evitando desperdício e danos ao vestuário.

Em segundo lugar ficou o projeto “Pantufas com Luz” e em terceiro “Vela Marinha”, ambos da Escola Básica de Salir de Matos.

No 2.º Ciclo a vitória foi para o Anfíbio Cleaning, da Escola Básica D. João II. Este projeto foi desenvolvido durante o Clube de Programação Robótica, em colaboração com o Plano Nacional das Artes.

O robô em 3D tem como função apanhar o lixo das florestas, terrenos e ajudar na limpeza dos oceanos.

Em segundo ficou o projeto “Lagoa Viva, Parque de Merendas Sustentável e Educativo” e em terceiro “Verde Urbano”, ambos da Escola Básica de Santa Catarina.

No 3.º Ciclo ganhou Bio trash, da Escola Básica D. João II. Trata-se de um caixote de lixo inteligente. Partindo do princípio Reduzir-Reutilizar-Reciclar, funciona com uma APP associada, que vai dar sugestões de reutilização para os produtos/objetos.

Em segundo lugar ficou o “EcoBot” e em terceiro o “SolariuZ”, ambos da Escola Básica de Santa Catarina.

No Ensino Secundário e Cursos Profissionais/Tecnológicos, o primeiro lugar foi para “GraveLifter – Movendo Memórias”, do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. O projeto pretende preencher uma lacuna que existe nos cemitérios, ou seja, a falta de um sistema mecânico que auxilie na movimentação de campas (levantamento e deslocação). Consiste numa estrutura metálica equipada com um sistema de elevação de cargas, constituído por guincho, elementos de fixação e sistema de comando. O equipamento é alimentado de forma elétrica através de tomada ou baterias de lítio recarregáveis.

Em segundo lugar ficou “Cookers Lab”, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, e em terceiro “Cutlery Route Alcobaça e Caldas da Rainha”, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Últimas Notícias

Jantar na Expoeste com Luís Montenegro a apelar “ao voto para a estabilidade em Portugal”

A Expoeste, nas Caldas da Rainha, acolheu na noite da passada terça-feira um jantar comício da AD com as presenças dos líderes do PSD, Luís Montenegro, e do CDS, Nuno Melo, tendo sido feito um apelo para os eleitores distinguirem entre “o único voto útil para a estabilidade em Portugal, que é na AD, e votar nas oposições, que é fazer da instabilidade um modo de vida”.