Num dia especial para os caldenses, os bombeiros engrandeceram as festividades. No quartel realizou-se o juramento de novos quinze bombeiros e três novos bombeiros especialistas e o ato oficial de tomada de posse do adjunto do comando Ruben Soares.
Lembrando que momentos antes, no Largo Rainha D. Leonor, tinha sido apresentada mais uma ambulância de socorro, o comandante dos bombeiros, Nelson Cruz, referiu que os elementos que integraram as fileiras no Dia da Cidade concluíram o curso de instrução inicial, deixando uma palavra de reconhecimento ao chefe da escola de estagiários, subchefe Emanuel Simões, aos instrutores e tutores “por todo o tempo que dedicaram ao longo de mais um ano, numa tarefa complexa e exigente de formar novos bombeiros”.
Sobre o novo adjunto, que tem uma carreira de treze anos, sendo bombeiro de 1ª, elogiou as suas “capacidades de organização e liderança”.
Tendo assumido a liderança de uma equipa de intervenção permanente, Ruben Soares encontra agora outros desafios no comando, juntando-se ao segundo comandante Ricardo Soares e aos adjuntos Paulo Martins e Bruna Simões, e a Nelson Cruz. “Estas funções são duras, carecem de muita resistência e resiliência”, vincou o comandante, alertando que “será necessário corrigir, chamar à atenção, exercer a disciplina quando assim tiver que ser”.
Como caraterísticas para comandar, realçou “o sentido de serviço público, estarmos prontos para servir e ter a coragem de decidir, sem receio de falhar”.
O comandante felicitou ainda o chefe Ernesto Soares, pai do agora adjunto de comando.
“Hoje ficámos mais fortes”, concluiu.
Ruben Soares agradeceu ao comandante “pela confiança que depositou em mim para me propor nestas funções de tão elevada responsabilidade”. Revelou ter aceite este desafio “sem hesitar” e disse esperar estar ao nível das expetativas.
Recordou que em 2003 ingressou na fanfarra com nove anos, entrando para a escola de infantes e cadetes em 2009 e na escola de estagiários em 2012. O seu pai tem sido “uma referência em todo o meu percurso”.
Aos bombeiros deixou o seu compromisso de “empenho, trabalho e dedicação”.
O presidente da direção da associação humanitária, Carlos Gouveia, desejou-lhe “as maiores felicidades e sucesso” e à restante corporação endereçou “uma palavra de estímulo, para que continue a fazer com que os bombeiros das Caldas sejam de excelência”.
O presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, realçou o papel das famílias no apoio aos bombeiros e destacou a corporação como “um exemplo de solidariedade”. Felicitou os dezoito novos elementos, desejando que continuem a fazer com que a população mantenha a confiança nos bombeiros.
O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, sublinhou que “a palavra coragem tem um significado muito forte nos bombeiros, homens que estão sempre prontos e disponíveis para poder atuar”.
Fez notar que a comunidade caldense “acarinha os seus bombeiros”, agradecendo aos soldados da paz.
Foram promovidos a bombeiros especialistas Célia Oliveira, Alvina Damasceno e Edson Júnior.
Juraram bandeira Luiz Brum, Carolina Duarte, Claudinei Oliveira, Israel Machado, Paulo Silva, Marina Lima, Fabiana Silva, Larissa Néspoli, Cíntia Albuquerque, Leonardo Brum, Iris Oliveira, Clarice Silva, Eric Domingos, Cláudia Lima e Gabriela Melo.
Receberam uma menção honrosa os instrutores subchefe Emanuel Simões, bombeiro de 1ª Ruben Soares, bombeiros de 3ª Tiago Alves, Érica Inácio e Rodrigo Rocha, tendo recebido um agradecimento público do comandante pela forma como colaboraram os seguintes elementos: Chefes Ernesto Soares, Rui Faria, Vítor Tavares e Paulo Ferreira, subchefes António Soares, Telmo Pacheco, Rui Ferreira, João Paulo Silva e Marco Domingos, bombeiros de 1ª Vasco Silva, Pedro Santos, Hugo Almeida, Pedro Oliveira, Cláudio Ventura, Tiago Solteiro, Luís Patrício, Paulo Cardoso, Pedro Marques, Daniel Ventura, Ricardo Neves, Marcelo Santos, Rita Sacramento e Ruben Castanheira, bombeiros de 2ª André Jacinto e Rui Alves, e bombeiros de 3ª Ana Rocha e Sandra Santos.