emissão em direto

Carrinha da Junta de Santa Catarina transmite apoio à população por altifalante

Santa Catarina foi a primeira freguesia do concelho das Caldas da Rainha com um caso confirmado de Covid-19, chegando a ter seis pessoas infetadas. Uma morreu mas outras três recuperaram.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, Rui Rocha, revelou que quando souberam que havia um infetado “ficámos todos apreensivos e não foi fácil gerir a situação”, mas com “o apoio e acompanhamento da Câmara, das restantes freguesias do concelho, da Proteção Civil e da Delegação de Saúde, iniciou-se imediatamente o plano de contingência a fim de não haver propagação”.

O autarca recorda que “todos os esforços” foram feitos “para que os habitantes se mantivessem em segurança nas suas casas, saindo o mínimo possível e somente para o estritamente necessário”.

Entre as iniciativas tomadas pela Junta constam a “restrição do acesso ao interior da sede da junta a uma pessoa de cada vez, colocação de desinfetante e álcool na junta e em outros locais estratégicos da freguesia, e distribuição de máscaras de proteção individual pelos colaboradores da junta”.

O autarca manifestou agrado com o apoio “responsável e solidário das pessoas e instituições das Caldas”. “Num momento muito difícil como o que estamos a atravessar são gestos como estes que fazem toda a diferença”, afirmou.

“Se todos cumprirmos com as orientações que são do conhecimento geral da população, será mais fácil eliminarmos as redes de contágio, para que possamos voltar à normalidade o mais rapidamente possível”, referiu o presidente da Junta.

À semelhança de outras freguesias do concelho, também o executivo de Santa Catarina está a mobilizar-se para criar respostas de apoio à população mais idosa e carenciada, através da entrega de bens de primeira necessidade e do reforço do apoio social.

Rui Rocha revelou que disponibilizou uma carrinha com altifalante para comunicar às pessoas que quem precisar de apoio pode contactar a Junta de Freguesia. “Foi uma forma de chegar às pessoas que não têm acesso às redes sociais”, indicou.

O autarca revelou ainda que está em contato permanente com o serviço da ação social da Câmara das Caldas para que “não falte nada a ninguém, nomeadamente às pessoas de mais risco”.

Rui Rocha destacou o Centro Social Paroquial de Santa Catarina, que está a prestar o serviço de apoio domiciliário na freguesia. “Vão a casa dos utentes, fazendo visitas diárias, dependendo das necessidades de cada pessoa”, apontou, considerando este apoio fundamental às populações mais idosas sujeitas a medidas de isolamento no contexto da luta contra a pandemia Covid-19.

Segundo o autarca, “até este momento não há problema com os lares de Santa Catarina, que têm o seu plano de contingência e estão em contato permanente com a Junta, Câmara e Delegação de Saúde”.

Últimas Notícias

Patriarca de Lisboa no Encontro do Jubileu da Caridade

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir à eucaristia que se realiza no dia 6 de junho, no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, no Bombarral, no âmbito do Encontro do Jubileu da Caridade, promovido pelo Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa do Patriarcado de Lisboa.

Mudança provisória de instalações do Centro de Saúde

Desde a passada sexta-feira que o Centro de Saúde das Caldas da Rainha (na União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório) está a funcionar provisoriamente nas antigas instalações do Externato Ramalho Ortigão e Universidade Católica, na Rua Mestre Mateus Fernandes, na Encosta do Sol.

Instalação artística no edifício do Céu de Vidro recorda antiga Casa da Cultura

O Bairro Comercial Caldas da Rainh@ inaugurou uma nova instalação artística na lateral do edifício do Céu de Vidro, na Rua de Camões, junto ao Largo do Hospital Termal. Esta fachada, voltada para o centro histórico, pertence ao edifício que acolheu durante anos a Casa da Cultura das Caldas da Rainha, um espaço marcante na vivência cultural da cidade.