O caldense Pedro Sequeira tomou posse na passada quinta-feira como presidente da Confederação de Treinadores de Portugal para o mandato 2022-2026.
A cerimónia de tomada de posse decorreu na Adega do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, entre outros responsáveis na área do desporto.
Pedro Sequeira referiu, no seu discurso, “três aspetos que continuam a ser fundamentais para a Confederação de Treinadores: a primeira são os nossos sócios”. “A Confederação de Treinadores é forte porque as associações de treinadores são fortes”, evidenciou.
“O segundo aspeto é o reconhecimento dos treinadores. A verdade é que não chega muitas vezes o dizer isso verbalmente”, manifestou.
Por fim, “temos melhores treinadores porque cada vez temos melhor formação, não falo apenas da formação formal, falo de todo o tipo de formação que tem existido em Portugal para os treinadores”.
João Paulo Correia disse que “os treinadores são figuras marcantes, eu não consigo conceber o desporto nem nenhuma política desportiva sem olhar para o papel essencial dos treinadores”.
Para o secretário de estado, o treinador “tem de ser também um formador de ação cívica, tem de ser um formador social e tem de transmitir os valores e princípios mais nobres do desporto aos seus atletas”.