O concelho de Torres Vedras é o que vai ter mais bandeiras azuis este verão, com doze praias contempladas, seguindo-se Peniche com sete e Lourinhã com quatro. Os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Alcobaça terão duas praias com o símbolo europeu de qualidade.
A ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa contemplou nas Caldas da Rainha as praias da Foz do Arelho – lagoa e mar.
Em Óbidos foram distinguidas, pelo segundo ano consecutivo, o Bom Sucesso e Rei Cortiço. A época balnear no concelho de Óbidos começa dia 30 de junho e prolonga-se até 30 de setembro.
Em Peniche, as praias com galardão serão Baleal – Norte, Baleal – Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão – Supertubos e São Bernardino, e na Lourinhã as praias da Areia Branca, Areia Branca – Foz, Areia Sul e Porto Dinheiro.
Em Torres Vedras as praias com bandeira azul são Azul, Centro – Santa Cruz, Física, Formosa, Mirante – Santa Cruz, Navio, Foz do Sizandro, Pisão – Sta. Cruz, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.
As praias de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, e da Nazaré e Salgado, no concelho da Nazaré, também vão hastear a bandeira. Será a 18ª vez que São Martinho do Porto exibe a Bandeira Azul durante a época balnear ao passo que Paredes da Vitória é reconhecida pelo 22º ano desde a criação da certificação europeia em 1987.
Foram considerados quatro Centros Azuis na região Oeste, localizados na Lourinhã (2), Torres Vedras e Nazaré. Um Centro Azul é uma estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.
Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar a “Recuperação de Ecossistemas”. Este tema revela-se incontornável. Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica.
Os projetos de recuperação de ecossistemas podem assumir variadas formas, como limpeza da margem de um rio, recuperação de sistemas dunares, entre outras.