Montepio Rainha D. Leonor implementou Plano de Poupança Energética

O Conselho de Administração do Montepio Rainha Dona Leonor implementou a partir deste mês um Plano de Poupança Energética e Hídrica, na instituição, que engloba medidas que pretendem reduzir o consumo energético da instituição em cerca de 7,5%.

O Conselho de Administração do Montepio Rainha Dona Leonor implementou a partir deste mês um Plano de Poupança Energética e Hídrica, na instituição, que engloba medidas que pretendem reduzir o consumo energético da instituição em cerca de 7,5%.

O plano, que seguirá uma metodologia de progressão baseada no custo e benefício de cada uma das medidas, prevê, entre outras, a instalação de sensores de movimento, o desligar de luzes não essenciais nas fachadas de todas as valências da instituição, como Casa de Saúde, Lar, Condomínio Residencial, instalações na Rua Columbano Bordalo Pinheiro a partir das 20h ou das 22h, desativação do sistema de rega do edifício da rua Columbano Bordalo Pinheiro e determinação de temperatura mínima e máxima de aquecimento e arrefecimento no condomínio, lar e casa de saúde.

Na lavandaria, entre outras medidas, será reavaliada a temperatura dos programas de lavagem e secagem, otimizado o uso das máquinas na capacidade máxima, programado o funcionamento de calandra, e substituídos os secadores a gás por elétricos.

Também se prevê a substituição na frota de dois veículos a combustão por dois elétricos, otimização do número de passageiros a transportar em cada veículo, substituição gradual da iluminação convencional por iluminação a LED, e de chuveiros convencionais por chuveiros eficientes, instalação coletores de águas pluviais, negociação dos contratos de fornecimento de eletricidade e gás, e a continuação da transformação digital da instituição.

A instalação de painéis fotovoltaicos e outras medidas estruturais, que segundo a instituição “ficam dependentes da disponibilização de fundos comunitários, não fazendo parte deste plano, mas sim do Plano de Sustentabilidade do Montepio”. “Estas medidas além de constituírem a nossa resposta imediata à crise de emergência energética e hídrica, que presentemente afeta a Europa e o mundo, integram de igual modo o Plano de Sustentabilidade, e sem a sua implementação, a sustentabilidade e o futuro do Montepio tendem a ficar comprometidos”, refere a instituição.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.