emissão em direto

Escola do Avenal não está pronta para o início do ano letivo

Apesar do avanço significativo nas obras, a reabilitação da Escola do 1º Ciclo do Avenal não vai ficar pronta a tempo do arranque do ano letivo, segundo apurou o JORNAL DAS CALDAS junto da vereadora da educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques.

Apesar do avanço significativo nas obras, a reabilitação da Escola do 1º Ciclo do Avenal não vai ficar pronta a tempo do arranque do ano letivo, segundo apurou o JORNAL DAS CALDAS junto da vereadora da educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques.

A requalificação deveria estar terminada em setembro de 2021, transitando este atraso para o novo executivo camarário, que apesar das diligências não conseguiu que fosse possível a conclusão da obra em agosto deste ano, para entrar em funcionamento em setembro.

É uma obra complexa, porque implica a renovação integral de dois imóveis (edifícios da escola primária e da biblioteca) e tem ainda a construção de um novo edifício, que será o refeitório.

A nova cantina, a sala polivalente e biblioteca (antiga cantina) e edifício principal continuam por terminar.

As obras sofreram constrangimentos com a pandemia, a escassez de mão de obra e de materiais, e as alterações de projeto.

Na semana passada a associação de pais fez uma visita ao local com vereadores da Câmara e técnicos da obra. Não é avançada uma data para a conclusão dos trabalhos, havendo apenas a esperança de que o seguindo período possa ali iniciar. Caso corram bem, as crianças já poderão ocupar o novo espaço a meio do primeiro período, mas nesse caso as que frequentam o primeiro ano só se mudariam em janeiro, para não alterarem a dinâmica das aulas.

Prevê-se que o primeiro ano iniciará o ano letivo no Centro Social e Paroquial, nas instalações do primeiro ciclo. Os segundos, terceiros e quartos anos serão distribuídos pelo centros escolares de Salir de Matos e de Nossa Senhora do Pópulo.

Relativamente à obra do Jardim de Infância do Avenal, está pronta, tendo sido cumprido o prazo estipulado de entrega a 29 de agosto.

Entretanto, na área do agrupamento de escolas D. João II estão marcadas reuniões com os encarregados de educação no dia 13 de setembro, pelas 18 horas, no caso do pré-escolar, e no dia 14, pelas 18h, no que diz respeito ao 1º ciclo. No 2º e 3º ciclo realizam-se no dia 16, pelas 10h30.

As reuniões são com a direção, educadoras de infância, professores titulares de turma, pais e encarregados de educação, tendo lugar no ginásio da escola básica D. João II.

As turmas estão afixadas na escola básica D. João II desde dia 5 e a 14 de setembro será feita a divulgação dos horários.

O regresso à escola será no dia 16 de setembro: No pré-escolar, às 9h, será a receção às crianças pelas educadoras nos respetivos estabelecimentos de ensino. No 1º ciclo, pelas 9h, haverá a receção aos alunos pelos professores titulares de turma nos respetivos estabelecimentos. No 2º ciclo, a receção aos alunos pelos diretores de turma na escola básica D. João II ocorrerá pelas 10h e no 3º ciclo pelas 15h.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.