A primeira intervenção no âmbito do projeto “Dar às Paragens de Autocarro uma perspetiva cultural e comunitária” vai ser apresentada no dia 11 de outubro, pelas 15h, inserida no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.
Trata-se de um mural comemorativo dos 100 anos de José Saramago, executado pelas artistas plásticas obidenses Daniela Fortunato e Flávia Martins (Dafla) e instalado junto a uma paragem de autocarro no centro da vila de Gaeiras.
“Dar às Paragens de Autocarro uma perspetiva cultural e comunitária” é um projeto que, “para além de estimular a leitura, se assume como um exercício de cidadania e uma forma de potenciar o desenvolvimento e o crescimento cultural da freguesia de Gaeiras”, descreve a Junta de Freguesia de Gaeiras, que desenvolve a iniciativa em parceria com o Município de Óbidos.
A dupla Dafla tem sido responsável por um conjunto de intervenções artísticas em murais, em propriedades particulares, como a imagem de Amália que celebra o centenário do nascimento da fadista, ou em espaços públicos.
Maria Adelaide Ribeirete, fundadora do bordado de Óbidos, está retratada numa parede junto ao Aqueduto de Óbidos, à entrada da vila, no âmbito do projeto “Caracaia”, do Espaço Ó, com murais identitários nas freguesias do concelho, onde a cal surge como matéria-prima, criando uma rota turística.
Um mural sobre João Albino, poeta popular do Olho Marinho, foi outro dos trabalhos, na parede da casa onde habitava, para além de poemas seus na fonte da aldeia.
As lavadeiras dos anos 50 do século passado foram homenageadas num mural identitário no Olho Marinho.
A pedido da junta de freguesia, no Vau foi feita uma pintura mural alusiva à terra, com elementos relativos às festas e à Lagoa de Óbidos.
Na Usseira, financiado pela junta de freguesia local, foi criado num antigo lavadouro/chafariz um mural alusivo às lavadeiras portuguesas.
“Os festeiros”, é um mural nas Gaeiras que homenageia todos os jovens responsáveis pela realização da Festa em Honra de Nossa Senhora da Ajuda.
O projeto Dafla, entre outros trabalhos, também pintou jogos no pavimento do pátio do 1º ano da Escola Básica do Alvito, um mural alusivo à Lagoa de Óbidos e à sua biodiversidade no Complexo Escolar do Furadouro, e um mural para o evento da entrega das pastas na ESAD.CR.