A Caldas da Rainha Associação Protectora de Animais Abandonados (CRAPAA) tem 28 cachorrinhos, desde os quinze dias de vida até seis meses, para serem adotados.
“Ultimamente não temos tido mãos a medir com tantas ninhadas ou cadelas em fim de gestação a chegarem ao abrigo. Todos os dias recebemos pedidos de ajuda, estão constantemente a bater ao portão para deixar um animal”, revelou a CRAPAA, adiantando que o abrigo no Bairro de São Cristóvão “está mais que lotado, as famílias de acolhimento temporário estão exaustas e os poucos voluntários também”.
Apesar da necessidade, a associação avisa que “antes de adotarem pensem em tudo, nas condições financeiras, condições habitacionais, o que pretendem a longo prazo, se têm disponibilidade para educar e cuidar”, pedindo que “não adotem por impulso, não devolvam um animal”.
Quem tiver novos animais deve não só “pensar nos cuidados veterinários”, como também “pedir informações ao veterinário sobre a esterilização”, de forma a evitar ninhadas indesejadas e evitar o abandono”.
Há outras formas de ajudar a CRAPAA, com ração júnior, sacos do lixo de três litros, lixívia, spray parasitário, brinquedos e toalhitas, para além do trabalho voluntário ou tornando-se sócio ou padrinho.
A associação pode ser contactada pelo e-mail crapaa.animal@gmail.com.