emissão em direto

Dois Centros Tecnológicos Especializados no Agrupamento Bordalo Pinheiro

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) viu aprovadas as suas candidaturas à implementação de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE), um de informática e outro industrial.

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) viu aprovadas as suas candidaturas à implementação de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE), um de informática e outro industrial.

As duas candidaturas aprovadas, com possibilidade de investimento num valor aproximado de 2,7 milhões de euros, irão permitir, além da criação espaços de aprendizagem modernos e interativos, apetrechar esses espaços com a mais moderna tecnologia de ponta e proporcionar aos alunos uma formação especializada em áreas específicas e prioritárias em cada um dos CTE.

O CTE de Informática irá permitir aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Informática – Sistemas e Programador/a de Informática o desenvolvimento de competências técnicas especializadas, entre outras, nas áreas da Realidade Virtual (RV)/Realidade Aumentada (RA), Aplicações de Gestão Empresarial e Arquitetura de Sistemas e Redes.

O CTE Industrial irá proporcionar aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores o desenvolvimento de competências técnicas especializadas, entre outras, nas áreas da Mobilidade Elétrica, Robótica Industrial e Automação e Controlo.

Estas áreas prioritárias foram definidas com as autoridades e parceiros locais e regionais, com os quais foram assinados diversos protocolos de cooperação.

A execução física das candidaturas agora aprovadas irá decorrer, de forma faseada, entre 2023 e 2025.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.