Liga 3
Homens de Belém ultrapassam caldenses e sobem ao pódio
Campo da Mata
Árbitro: Miguel Fonseca
Árbitros Assistentes: Sérgio Costa e Tiago Loureiro
4º Árbitro: André Mendes
Caldas Sport Clube: Wilson Soares, Militão, Nuno Januário, Leandro Borges, Yordy Marcelo, Luís Marcelino, João Silva, Miguel Rebelo, João Rodrigues, André Sousa e Lucas Villela
Suplentes: Luís Lopes, Luís Farinha, Paulo Inácio, André Simões, Marcelo Marquês, Gonçalo Barreiros, Tiago Catarino, Gonçalo Chaves e Rafael Roque
Substituições: Nuno Januário (Gonçalo Barreiras, 75m), Luís Marcelino (Luís Farinha, 75m), Miguel Rebelo (Rafael Roque, 83m) e Lucas Villela (Marcelo Marquês, 83m)
Treinador: José Vala
Adjunto: Gonçalo Penas
Médico: Paulo Parente
Massagista: Álvaro Fonte
Delegado: Nuno Ferreira
Cartões amarelos: Luís Marcelo (39m), André Sousa (43m) e Leandro Borges (80m)
“Os Belenenses”: David Grilo,Gonçalo Maria,Clé, Mauro Antunes,João Costa,Midana Sambú, André Serra, Fred Martins, Duarte Valente, Hélio Cruz eChima Akas
Suplentes: Guilherme Oliveira, Afonso Simão, Miguel Tavares, Pipo, Flavinho, Xavi, Fábio Pala, Filipe Chaby e Pedro Martelo
Substituições: Mauro Antunes (Miguel Tavares, 64m), Midana Sambú (Xavi, 64m), Clé (Fábio Pala, 90m+8m) e Gonçalo Maria (Flavinho, 90m+8m)
Treinador: Bruno Dias
Golo: Clé (70m)
A fase regular está a chegar ao fim e com ela chegam também os jogos decisivos. No passado domingo, no Campo da Mata, o Caldas, 3º classificado à entrada da jornada, recebeu o Belenenses (5º) e após os 90 minutos os azuis do Restelo passaram à frente, após terem vencido por uma bola a zero.
Desde início se viu que este seria um encontro repleto de emoções fortes. Apesar de ambas as equipas quererem ganhar, nenhuma queria perder, por isso, foram muito cautelosas.
Enquanto o Caldas entrou muito bem no jogo, determinado a resolver a questão quanto antes, já o Belenenses soube aguentar a pressão e inverter o jogo ao seu favor. Ainda durante o primeiro tempo, Wilson Soares foi chamado a intervir num par de ocasiões.
No segundo tempo o Belenenses chegou ao golo, através de Clé. O Caldas bem tentou correr atrás do resultado, mas as decisões precipitadas, muitas vezes executadas mais com o coração do que com a cabeça, acabaram por não dar frutos.
Yordy Marcelo, do lado do Caldas, foi uma das figuras do encontro, muitas vezes decisivo em travar as investidas de Os Belenenses. Porém, a eficácia de Clé, no momento de desbloquear o encontro, fez do caboverdiano o melhor em campo.
José Vala, treinador do Caldas, considerou que “foi um jogo muito equilibrado em oportunidades, intenso e houve muita entrega de parte a parte”.
Assistiram à partida no Campo da Mata 4057 espetadores.
Na próxima jornada a equipa do Caldas desloca-se ao reduto da Amora FC.
Comentário à jornada por Jorge Humberto
O Caldas, ao perder na Mata perante Os Belenenses, pode ter hipotecado as suas possibilidades de terminar a 1ª fase no 4º lugar, situação que a põe a salvo de qualquer percalço na 2ª fase da Liga 3.
Uma derrota ainda assim injusta, coisa que no entanto o futebol não se compadece. Algumas exibições individuais mais apagadas podem ter contribuído para este desiderato, enquanto o clube de Belém fazia do coletivo a sua grande arma. Ainda assim uma palavra para o setor defensivo do Caldas, que esteve em grande plano. No lance do golo alguma sorte para os azuis, que também faz parte do jogo.
Esta ronda é ainda marcada pela vitória feliz da U. Leiria em Alcochete sobre o Sporting B (0-1), muito pelo fruto da experiência do líder sobre um Sporting B incomparavelmente mais verde. Já o Amora, 2º classificado, venceu igualmente pela margem mínima o Fontinhas e já ao “soar do gongo”, ao minuto 89.
De salientar ainda os empates entre Oliveira do Hospital e Alverca (1-1) assim como o nulo no Bonfim entre os históricos Vitória de Setúbal e Académica, duas equipas que competitivamente estão bem longe dos seus ricos historiais.
Finalmente, o grande destaque vai para a goleada do Real em Olhão, sobre o Moncarapachense (1-6) Uma farturinha de golos que viria a temperar uma jornada pouco produtiva.
A três jornadas do término da 1ª fase só seis equipas mantêm os treinadores e respetivas equipas técnicas com que iniciaram a prova: Caldas (José Vala), Sporting B (Filipe Cilikaia), U. Leiria (Vasco Botelho da Costa), Oliveira do Hospital (Nuno Pedro), Amora (João Pereira) e Os Belenenses (Bruno Dias).