emissão em direto

Peniche vai à Assembleia da República em defesa da saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no concelho de Peniche” vai ser discutida no dia 23 de março, pelas 15 horas, em plenário da Assembleia da República. A Comissão de Utentes da Saúde […]

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no concelho de Peniche” vai ser discutida no dia 23 de março, pelas 15 horas, em plenário da Assembleia da República.

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no concelho de Peniche” vai ser discutida no dia 23 de março, pelas 15 horas, em plenário da Assembleia da República.

“Foi com muita dedicação e apoio de muitas pessoas dentro e fora da comunidade do concelho de Peniche que chegámos finalmente à nossa meta: debate em plenário na Assembleia da República sobre o grave problema que temos de saúde no nosso concelho”, manifestou a comissão, que agradeceu também o apoio recolhido do tecido empresarial concelhio e instituições locais.

A petição surgiu face à situação de degradação da resposta ao nível dos serviços de saúde no concelho de Peniche, materializada na difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho e na insuficiência na oferta hospitalar, pela fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e a falta de valências de especialidades”. Foi assim que “um grupo de pessoas do concelho de Peniche tomou a iniciativa de organizar uma comissão de utentes”, que pretende ser “uma voz ativa com o objetivo de melhorar a situação atual”.

Esta petição tem assim como objetivos prioritários exigir, ao nível dos cuidados de saúde primários, o “reforço urgente de médicos de família e enfermeiros, melhoria de infraestruturas e equipamentos no Centro de Saúde de Atouguia da Baleia”, onde, no início da petição, estavam inscritos, sem médico de família seis mil utentes.

No Centro de Saúde de Peniche é também pedido “o reforço de médicos e enfermeiros”, dado existirem “2100 utentes inscritos sem médico de família” e quatro médicos estavam em via de se reformarem.

No Centro de Saúde de Ferrel, “com um médico de família e um enfermeiro que assistem a três mil utentes inscritos”, sustentava a necessidade de “reforço da respetiva equipa”.

Necessidades “ao nível dos equipamentos e humanização do espaço” eram igualmente apontadas no Centro de Saúde da Serra D’El Rei.

No que diz respeito aos cuidados de saúde hospitalares, a petição defende no Hospital de Peniche “o reforço de equipa médica e de enfermagem nas urgências e permanência de médico de medicina interna, e abertura de mais valências ao nível do internamento e consultas externas de acordo com necessidades da população do concelho”.

Até 15 de abril do ano passado foram recolhidas 5328 assinaturas, levando a comissão de utentes a ser recebida na Assembleia da República em setembro do ano passado, onde foi acompanhada de vários autarcas (presidente da Câmara, vice-presidente e vereadores, e presidente de junta da freguesia de Atouguia da Baleia), tendo sido ouvida na Comissão de Saúde.

Na altura relatou que “levámos a força e determinação de uma comunidade que pede mudança urgente no que toca à saúde no seu concelho. Alertámos, pedimos apoio e mostrámos disponibilidade para cooperar com as entidades/órgãos competentes e decisores nesta matéria”.

O passo seguinte era que as pretensões da comissão fossem discutidas em plenário na Assembleia da República, o que vai agora acontecer num debate que pode ser seguido através do Canal Parlamento.

Últimas Notícias

Bloco de Esquerda quer voltar a eleger por Leiria para dar voz aos “invisíveis”

O Bloco de Esquerda (BE) quer voltar a eleger um deputado por Leiria, resultado que não conseguiu alcançar nas duas últimas eleições, “com prejuízo para grande parte da população que não está representada na Assembleia da República”, disse nas Caldas da Rainha Fernando Rosas, cabeça-de-lista pelo círculo de Leiria às eleições legislativas de 18 de maio.