Festival de Tunas foi um sucesso

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

Estiveram a concurso, num espetáculo no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, na noite de 17 de março, quatro tunas, tendo ainda atuado a TomaLáTuna e um grupo convidado do Conservatório das Caldas da Rainha. Para além dos vencedores, participaram a Tuna Académica de Oliveira do Douro, a Tunística (Tuna Mista da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) e a Tum’Acanénica – Tuna Mista da ESECS.

O evento teve início com uma noite de serenatas no Largo D. Manuel I. Na manhã de sábado, os “tunistas” percorreram também as ruas da cidade com a sua música e animação.

Esta foi a 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que tem o nome “Águas de D. Leonor”, em homenagem à padroeira das Caldas da Rainha, Rainha D. Leonor.

Organizado pela TomaLáTuna, a tuna da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha), o festival esteve para acontecer em 2020 e foi cancelado devido à pandemia de Covid-19.

Bruno Marques, magister da TomaLáTuna, começou o seu mandato este ano letivo e quis homenagear os seus antigos colegas tornando realidade o festival que tinham preparado e não puderam realizar.

No espetáculo no CCC estiveram cerca de 300 pessoas, para além dos 150 elementos das tunas. “Ultrapassámos as nossas expetativas e foi um grande orgulho termos tanta gente a assistir”, afirmou o magister da tuna caldense.

A cidade também usufruiu do facto dos “tunistas” terem passado duas noites nas Caldas, espalhando a sua alegria constante.

Elemento da tuna há quatro anos, Bruno Marques tem agora a responsabilidade de levar o grupo a recuperar o tempo perdido durante a pandemia.

O festival vai continuar a realizar-se anualmente e a TomaLáTuna (com cerca de 20 elementos) está agora a trabalhar para ter um reportório totalmente composto por músicas originais. Para além do tema “Caldas, Minha Cidade” (criada pelos fundadores da tuna), foi apresentada pela primeira vez ao público, durante o festival, a música “Rainha”.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.