emissão em direto

Professor Paulo Vasques dá nome ao auditório da Escola Rafael Bordalo Pinheiro

O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, já tem o professor Paulo Vasques no nome. A nova designação foi descerrada na passada segunda-feira perante várias dezenas de pessoas e visou homenagear uma personalidade de referência na educação.

O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, já tem o professor Paulo Vasques no nome. A nova designação foi descerrada na passada segunda-feira perante várias dezenas de pessoas e visou homenagear uma personalidade de referência na educação.

Na cerimónia foi visionado um documentário com testemunhos de colegas, alunos e, sobretudo, amigos do professor Paulo Vasques. Tranquilizava, descomplicava e resolvia os problemas, era um apaixonado pelo ensino, era uma pessoa de grande amizade, lealdade, cordialidade, humildade, caraterísticas apontadas ao professor que faleceu em dezembro de 2022.

Foi ainda realçado o contributo que deu na abertura da escola à comunidade. Além de docente tinha com os alunos “um sentimento de paternalismo, fraternidade e partilha e dava tanto de si sem esperar nada em troca”, foram outras qualidades apontadas pelos testemunhos. 

Paulo Vasques desempenhava o cargo de coordenador e professor do Curso Profissional de Audiovisuais no Agrupamento de Escolas Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Foi um mentor e um guia para centenas de alunos. Dignificou o ensino profissional junto da comunidade. Colaborou no registo fotográfico e vídeo em inúmeros eventos no concelho, onde sempre acompanhou os seus alunos.

O documentário de mais de uma hora foi criado pelos alunos e agora professores responsáveis pelo Curso Profissional de Audiovisuais. Além dos testemunhos tem diversas imagens do professor com a sua família, alunos, colegas em contexto de trabalho e lazer.

Jorge Pina, diretor do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), recordou Paulo Vasques como uma pessoa sempre disponível, que nunca criou conflitos e fazia sempre parte da solução. “Partiu cedo de mais e faz falta em todos os aspetos e acima de tudo no nosso AERBP”, referiu.

Também o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, destacou as qualidades de Paulo Vasques, que era “amigo do amigo” e sempre pronto a “fazer coisas para os outros”, recordando todo o trabalho que fez com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e com o Município na divulgação da sua cidade.

A cerimónia de homenagem, que decorreu no agora chamado auditório Professor Paulo Vasques, contou com a presença da sua esposa, Ina Vasques, que no final disse que “quem teve o privilégio de conhecer o Paulo, de com ele trabalhar, sabe que é verdade tudo aquilo que aqui já foi dito e que é, de facto, uma personalidade genuína”.

Foi para muitos um exemplo de força, perseverança e de humanismo. Jamais será esquecido. Paulo Vasques viverá para sempre na lembrança da comunidade caldense.

Em nome da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e do curso de Técnico de Audiovisuais sempre colaborou com o Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste. Foi o responsável pelo registo audiovisual do Caldas Fashion e mais recentemente da Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, que decorreu no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Últimas Notícias

Bloco de Esquerda quer voltar a eleger por Leiria para dar voz aos “invisíveis”

O Bloco de Esquerda (BE) quer voltar a eleger um deputado por Leiria, resultado que não conseguiu alcançar nas duas últimas eleições, “com prejuízo para grande parte da população que não está representada na Assembleia da República”, disse nas Caldas da Rainha Fernando Rosas, cabeça-de-lista pelo círculo de Leiria às eleições legislativas de 18 de maio.