emissão em direto

Milhares de beatas no chão marcaram ação de limpeza

Cerca de doze mil beatas foram recolhidas, numa hora e meia, durante uma ação de limpeza realizada na manhã de 22 de abril, no centro das Caldas da Rainha, realizada no âmbito da 3ª edição do “Plogging Challenge Portugal”.

Cerca de doze mil beatas foram recolhidas, numa hora e meia, durante uma ação de limpeza realizada na manhã de 22 de abril, no centro das Caldas da Rainha, realizada no âmbito da 3ª edição do “Plogging Challenge Portugal”.

Foram ainda recolhidos 7,99 quilos de plástico, 5,82 quilos de papel e 8,16 quilos de vidro, para além de 16,51 quilos de lixo indiferenciado e várias peças de cimento e em ferro (15,42 quilos).

Para o presidente da União de Freguesias da Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, não há dúvida que o maior problema identificado foi a quantidade de beatas encontradas no chão.

“No centro da cidade há limpeza praticamente todos os dias e, por isso, o que apanhámos mais foram beatas”, salientou. Segundo o autarca, a união de freguesias quer instalar um Beatão Gigante e está à procura de um parceiro para melhorar os cinzeiros urbanos disponíveis.

A iniciativa contou com a participação de 90 voluntários, entre eles dezenas de escuteiros caldenses, membros do grupo local das Jornadas Mundiais da Juventude, mas também do Gabinete Municipal da Juventude e da CALDASSempreLimpa. Os voluntários foram divididos em seis grupos, cada um com o seu carro de recolha de lixo.

O “Plogging Challenge Portugal” pretende dinamizar a atividade física e a consciência do bem comum, promovendo caminhadas com recolha de lixo em todo o país.

Este ano, nas Caldas da Rainha, houve duas iniciativas no âmbito deste evento. A 15 de abril decorreu em Santo Onofre uma caminhada com recolha de lixo organizada pela CALDASSempreLimpa. Em cerca de duas horas, 36 voluntários recolheram quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.