A segunda edição da Cãolor Run vai realizar-se no dia 16 de setembro, pelas 16h, na Nazaré, procurando juntar cães e os seus tutores numa caminhada de aproximadamente cinco quilómetros, ao longo dos quais os participantes são mergulhados numa nuvem de pó colorido.
Segundo a organização, Trelas Soltas – escola de treino e modificação comportamental, “os pós coloridos usados são feitos de amido de milho, o que torna esta corrida adequada para todas as idades e animais”.
“O pó é completamente seguro e pode facilmente ser sacudido do pêlo dos cães. É lavável e biodegradável”, assegura, explicando que o objetivo é dar ao evento “muita cor e diversão para patudos e tutores”, que vão caminhar num percurso que começa na floresta e vai até à beira-mar, na Praia do Norte, sem tempo cronometrado.
No final haverá animação, com carrinhas de street food e música.
Serão oferecidos às associações protetoras dos animais presentes uma palete de alimentação, o valor referente a 10% das receitas do evento e um Kit Adoção – oferta de uma avaliação comportamental e dois treinos de obediência. As inscrições podem ser feitas em www.caolorun.pt.
Em 2022 a iniciativa contou com mais de 350 participantes.
A escola Trelas Soltas é já conhecida pelos seus eventos “fora da caixa”, como o “cão martinho solidário”, a “cãominhada popular” na Feira de Leiria, em maio, ou o sunset para cães na Praia do Norte, na Nazaré, que juntou mais de 200 pessoas e 100 patudos.