emissão em direto

Dois espetáculos no Teatro da Rainha

O Teatro da Rainha vai acolher dois espetáculos de diferentes companhias na Sala Estúdio, nas Caldas da Rainha. No dia 23 de setembro, às 21h30, recebe a companhia Dois com “A Festa”, peça do italiano Spiro Scimone (1964).

O Teatro da Rainha vai acolher dois espetáculos de diferentes companhias na Sala Estúdio, nas Caldas da Rainha. No dia 23 de setembro, às 21h30, recebe a companhia Dois com “A Festa”, peça do italiano Spiro Scimone (1964).

Escrita em 1999, “A Festa” foi traduzida para várias línguas e tem sido objeto de inúmeras adaptações. Trata-se de uma comédia em contexto doméstico sobre as dificuldades de comunicação entre mãe, pai e filho único.

Com encenação de Ivo Alexandre, neste texto tingido de diálogos lacónicos e elípticos exploram-se as possibilidades do gesto e do silêncio, recorrendo-se a frases curtas num ambiente de hostilidade entre pai e filho. A ação decorre numa pequena cozinha, cenário de tensões emotivas num ritmo pautado pela monotonia do quotidiano.

Interpretações de Anabela Faustino e Ivo Alexandre.

No dia 30 de setembro, também às 21h30, será a vez do Teatro Art’Imagem com “Espécies Lázaro”, de Vanesa Sotelo (Galiza, 1981). Além da autoria do texto, Sotelo acumula a encenação desta comédia áspera em que três homens de diferentes origens coincidem num mesmo lugar. Três especialistas embarcam no navio Isabel Barreto com destino ao Banco de Galicia para efectuar um relatório sobre o impacto ambiental de uma mina submarina para exploração de lítio. Um incidente inesperado faz com que fiquem inativos por 24 horas, esperando o resgate.

No meio de águas internacionais, a tripulação revelar-se-á num quadro de mudança de ânimo devido ao efeito “mamparitis” sofrido por pessoas que permanecem demasiado tempo confinadas.

“Espécies Lázaro” conta com as interpretações de Flávio Hamilton, Pedro Carvalho e Davide González.  

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.