emissão em direto

Tertúlia “A Resistência no Canto” para celebrar José Afonso

O Núcleo das Caldas da Rainha da Associação José Afonso (AJA) vai realizar no dia 30 de setembro, às 21h00, no auditório da Expoeste, a tertúlia “A Resistência no Canto”, com Irene Pimentel, Francisco Fanhais, Manuel Alegre, e moderação por Manuel Freire. A entrdada é livre.

O Núcleo das Caldas da Rainha da Associação José Afonso (AJA) vai realizar no dia 30 de setembro, às 21h00, no auditório da Expoeste, a tertúlia “A Resistência no Canto”, com Irene Pimentel, Francisco Fanhais, Manuel Alegre, e moderação por Manuel Freire. A entrada é livre.

Trata-se da programação do segundo semestre do ano, que integra a Exposição de Fotografia “Zeca nas Caldas”, da autoria do caldense José Nascimento. A mostra será inaugurada a 14 de outubro e estará patente até ao dia 29 de outubro no Museu do Hospital e das Caldas.

Recorde-se que a programação do primeiro semestre fechou em maio com o concerto “Zeca e os poetas” e a mesa “A música de José Afonso no seu tempo e na atualidade”, com Rui Vieira Nery.

As comemorações “O que faz falta é celebrar José Afonso” encerram a 11 de novembro com a sessão sobre os 50 anos do álbum “Venham Mais Cinco”, com José Santa-Bárbara, Abel Rosa e João Carlos Calixto, que terá lugar nos Silos Contentor Criativo.

Comemoração nas Caldas dos 50 anos do 25 Abril

Em 2024, o Núcleo da AJA vai arrancar com um novo programa de iniciativas com o intuito de “Celebrar José Afonso nos 50 anos do 25 Abril”. 

Foi numa conferência de imprensa que decorreu no passado dia 25, no Pachá, que alguns membros deste grupo anunciaram as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. 

Élia Mendonça, porta-voz do núcleo e filha de Renato Mendonça, em casa de quem o cantor costumava ficar durante as suas estadas na cidade, disse que “Celebrar José Afonso nos 50 anos do 25 Abril é o mote para uma programação que vai prolongar-se ao longo de todo o ano de 2024 para assinalar os 50 anos da Revolução do Cravos.  

O programa começa no dia 5 de fevereiro do próximo ano com o “Aniversário da Festa da Amizade”, uma tertúlia e declamação livre de poesia de José Afonso.

Nesta sessão será feita a apresentação pública da programação do semestre e dos 50 anos do 25 de Abril. A iniciativa terá lugar no Café Concerto do CCC.

“A programação que vai assinalar os 50 anos do Dia da Liberdade ainda não tem toda a calendarização”, revelou Élia Mendonça, destacando o grande concerto “50 Anos do 25 de Abril” com a Banda Comércio e Indústria que terá lugar na Praça 25 de Abril (com reportório e arranjos de Zeca Afonso e outros temas e autores de abril). Integra ainda Nelson Rodrigues “Guru” (a replicar o concerto de 16 de março de 2023), João Robalo, Dj + 4 (a definir).

Entre outros eventos haverá também o lançamento do livro de Paulo Esperança “José Afonso, O Triângulo Mágico na sua Vida e Obra”.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.