O Município das Caldas da Rainha assinalou o Dia Sem Carros, a 22 de setembro, com atividades ao ar livre e com o corte ao trânsito automóvel de algumas artérias no centro da cidade e no bairro dos Arneiros.
O nosso objetivo era despertar consciências e destacar que a Câmara das Caldas se preocupa com o futuro nesta área da mobilidade, para se ir enraizando nas pessoas uma forma diferente de pensar a sua mobilidade”, destacou o vice-presidente, Joaquim Beato.
Durante este dia o trânsito esteve interdito na rua Heróis da Grande Guerra entre o cruzamento com a rua Eng. Duarte Pacheco e rua Coronel Soeiro de Brito, mas também o cruzamento com a rua Emídio de Jesus Coelho e rua Henrique Sales.
O mesmo aconteceu na rua José Malhoa e no arruamento interior na rua D. João II, junto à escola do Bairro dos Arneiros.
No entanto, segundo Joaquim Beato, ainda não há decisões tomadas em relação a que ruas poderão futuramente ficar sem trânsito automóvel, embora considere que isso venha a acontecer.
O masterplan para a cidade vai ter em conta o Plano de Mobilidade que foi desenvolvido e vai ser preciso ter em conta “algumas vozes dissonantes”, nomeadamente de alguns comerciantes. A autarquia quer sensibilizar esses comerciantes que não é por passarem carros à porta dos estabelecimentos comerciais que vão ter mais clientes. “Quando as pessoas passam a pé é que veem as lojas e não quando passam de automóvel”, sustentou.
Uma das artérias que poderá vir a deixar de ter trânsito é a rua Capitão Filipe de Sousa.
Há também uma grande preocupação em relação à segurança, à iluminação noturna e à limpeza da cidade, “que tem de melhorar bastante”.
A Câmara pretende igualmente fazer algumas alterações em relação ao TOMA, nomeadamente ao nível do reforço em certos períodos e de mais rotas. “Estamos um processo de reorganização total do TOMA. Temos consciência que podemos melhorar”, afirmou.
Essas alterações terão também em conta um estudo de mobilidade junto das escolas que vai ser desenvolvido pela Câmara.
Nas artérias encerradas neste dia desenvolveram-se várias atividades didáticas dirigidas às crianças que acabaram por ter menos participação porque a grande maioria dos alunos das escolas deslocou-se para a Feira da Saúde no Parque D. Carlos I.
As atividades organizadas pelo Município das Caldas da Rainha, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2023, realizada entre 16 e 22 de setembro, tiveram como slogan “Combina e Move-te!”
Ao longo da semana passada, o Município promoveu um conjunto de ações e eventos para promoção da mobilidade e da eficiência energética, com jogos e atividades didáticas, um ecomercado e atividades físicas.
A Semana Europeia da Mobilidade resulta de uma parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, representantes de ministérios, agências nacionais e a Comissão Europeia.
Em relação ao projeto do circuito das bicicletas elétricas “Rainhas”, o vice-presidente da Câmara das Caldas disse que estão a preparar “o procedimento para se fazer a contratação” de uma empresa que possa colocá-las em funcionamento.
Questionado sobre o motivo pelo qual as bicicletas continuarem ao ar livre e a degradarem-se, Joaquim Beato garantiu que estas irão ser retiradas e armazenadas, para depois serem readaptadas.